O Governo de São Paulo lançou a consulta pública do projeto do Trem Intercidades Eixo Oeste, que vai conectar a Estação Água Branca, na capital, até o município de Sorocaba. O leilão da concessão está previsto para ocorrer ainda em 2025, e a assinatura do contrato está estimada para 2026.
O serviço prevê trens com velocidade de até 140 km/h, e as composições poderão incluir modelos de dois andares (double decker). O trajeto será feito em aproximadamente 60 minutos.
De acordo com os documentos técnicos, cerca de metade do percurso será feito por novos trechos ferroviários, enquanto o restante será adaptado de linhas já existentes:
- 49% do trajeto será construído em vias novas;
- 29% utilizará trechos da antiga Estrada de Ferro Sorocabana;
- 22% seguirá por trechos compartilhados com a Linha 8-Diamante.
O projeto prioriza modernização do traçado, eliminando curvas acentuadas herdadas da antiga malha ferroviária com bitola métrica, permitindo assim o alcance das altas velocidades propostas.
Leia também:

Detalhamento do traçado
Sorocaba – Brigadeiro Tobias
Trecho de 12,1 km, totalmente dentro de Sorocaba, seguindo o traçado da antiga Estrada de Ferro Sorocabana, com adaptações. Inclui a histórica estação Brigadeiro Tobias.
Brigadeiro Tobias – São Roque
Segmento de 25,9 km, passando por Alumínio e Mairinque até a estação São Roque. Aproveita o traçado antigo, com desvios em áreas de curvas fechadas para melhorar a velocidade e o desempenho dos trens.
São Roque – Amador Bueno
Com 19 km, este trecho vai de São Roque a Itapevi. Segue a linha original da Sorocabana, com retificações para modernização. A estação São Roque será reformulada.
Amador Bueno – Linha 8 (Barueri)
Trata-se de 12 km de nova ferrovia, seguindo paralelamente à Rodovia Castello Branco até se conectar à faixa de domínio da Linha 8 no município de Barueri.
Linha 8 – Cebolão
Segmento de 14,1 km entre Barueri e Osasco, já na Região Metropolitana. O trem utilizará a via auxiliar da Linha 8-Diamante, entre Carapicuíba e Presidente Altino.
Cebolão – Água Branca
Último trecho do trajeto, com 6,6 km, totalmente dentro da capital paulista e compartilhado com a Linha 8 até a Estação Água Branca, onde o TIC fará integração com outros modais.