Trem SP-Sorocaba poderá ser de dois andares e chegar a 140 km/h

Renato Lobo | Via Trolebus

Consulta pública sobre Trem Intercidades Oeste é lançada pelo Governo de SP

O Governo de São Paulo lançou nesta semana a consulta pública para a concessão do Trem Intercidades Eixo Oeste, que prevê a ligação ferroviária entre São Paulo e Sorocaba.

O leilão está previsto para ocorrer até o fim de 2025, com a assinatura do contrato de concessão programada para 2026. As minutas do edital de licitação já descrevem os tipos de trens que poderão operar no novo serviço, previsto para ser entregue na próxima década.

Tipos de trens previstos

Para o Serviço Expresso, o edital estabelece que o material rodante deverá ser do tipo trem-unidade elétrica (TUE), com tração elétrica. No entanto, a concessionária poderá propor, como alternativa, o uso de trens do tipo push-pull ou double-decker, desde que comprove que o modelo proposto atende aos requisitos operacionais e de infraestrutura exigidos pela concessão. Deverão ser adquiridos 17 (dezessete) trens que devem rodar no serviço parador e expresso.

Leia também:

O que é um trem push-pull?

O trem push-pull, também conhecido como trem reversível, utiliza uma locomotiva em cada extremidade. Esse sistema permite que o trem seja movimentado em ambos os sentidos sem a necessidade de manobras para reposicionar a locomotiva, aumentando a eficiência nas operações.

Estação Sorocaba

Características

O edital também prevê que os trens possam operar em todas as linhas, vias auxiliares, pátios e áreas de estacionamento do sistema ferroviário de São Paulo, sem restrições. Para isso, os veículos deverão apresentar especificações compatíveis, como bitola de 1.600 mm, alimentação elétrica de 3.000 V em corrente contínua (3,0 kVcc) por catenária, e dimensões que atendam aos limites dos gabaritos estático e dinâmico das demais linhas do sistema metroferroviário. Os trens também devem atender aos critérios mínimos de tração e frenagem definidos no item 3.4 do anexo técnico.

Entre as principais especificações operacionais exigidas para os trens do empreendimento, destacam-se:

  • Velocidade máxima operacional: 140 km/h
  • Desaceleração máxima de serviço (frenagem): 0,85 m/s²
  • Raio mínimo de curva – via principal: 650 metros
  • Raio mínimo de curva – linhas secundárias e pátios: 250 metros
  • Inclinação máxima da via (rampa): 4%
  • Bitola: 1.600 mm
  • Capacidade mínima de passageiros sentados: 470 lugares

O projeto

O Trem Intercidades (TIC) Eixo Oeste vai estabelecer uma conexão ferroviária entre a cidade de São Paulo, sua região metropolitana e Sorocaba. O percurso será realizado em cerca de 60 minutos, com previsão de quatro novas estações ao longo do trajeto. A expectativa é atender 50 mil passageiros diariamente. Atualmente, esse deslocamento leva cerca de 110 minutos de carro ou 130 minutos de ônibus.

 

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus