Em março, o ViaTrolebus informou que a CRRC, em parceria com a Alstom, estava montando na China um novo trem destinado à Linha 15-Prata do monotrilho. Atualmente, a produção da décima unidade primeira, identificada como S38, já está em andamento. A informação foi relatada no mais recente relatório de empreendimentos do Metrô de São Paulo.

Esse trem faz parte de um lote de 19 composições adquiridas para ampliar a frota da linha, que se prepara para receber mais usuários com as futuras extensões.
Até agora, quatro novos trens já foram entregues ao Metrô de São Paulo e encontram-se no Pátio Oratório. Um deles, o S30, teve sua chegada registrada pelo ViaTrolebus, simbolizando mais um passo na ampliação da frota:

Apesar do layout interno dos vagões ter sido mantido, algumas atualizações foram feitas com foco na redução de custos e melhoria da experiência dos passageiros:
- Assentos: passaram a ser feitos em fibra de vidro, material mais econômico e de fácil manutenção.
- Pega-mãos adaptados: reposicionados para facilitar o uso por pessoas com mobilidade reduzida, especialmente nas áreas reservadas.
- Mapas dinâmicos: redesenhados para tornar os trajetos e conexões mais fáceis de visualizar.
- Gangway (corredor entre os carros): agora com piso metálico, o que garante mais resistência e segurança.
- Ar-condicionado: as saídas de ar foram otimizadas, permitindo trocas e manutenções de filtro mais ágeis.

Como é comum nas novas gerações de trens, essas composições trazem melhorias em relação às anteriores. Um exemplo foi a Frota P, atualmente em operação na Linha 5-Lilás pela ViaMobilidade, que recebeu diversas atualizações baseadas em sugestões dos próprios funcionários. Na Linha 15, com uma década de operação, a nova Frota S representa um avanço em relação à Frota M — embora muitas das mudanças estejam concentradas em componentes técnicos e internos, invisíveis ao público.