Testes com o monotrilho até Congonhas podem ocorrer em breve

Aparelho que permite acesso dos trens até a Estação Aeroporto de Congonhas - Foto: Divulgação Governo de SP

Em janeiro de 2025, o Via Trolebus noticiou que equipes do Metrô de São Paulo estavam instalando um equipamento inédito no sistema metroferroviário, que também será utilizado no monotrilho da Linha 17-Ouro.

O dispositivo é um Track Switch, que tem a função de permitir a mudança de via por parte dos trens — função semelhante ao AMV (Aparelho de Mudança de Via) usado em ferrovias convencionais. O modelo específico, identificado como X26, permitirá uma operação diferenciada: após partir da estação Morumbi, os trens poderão seguir em dois sentidos distintos — para o Aeroporto de Congonhas ou para a estação Washington Luís.

Vias centrais vão e vem da Estação Washington Luís e as laterais do Aeroporto de Congonhas – Foto: Divulgação Governo de SP

Segundo o relatório mais recente de empreendimentos da companhia, publicado em março, o equipamento encontra-se na fase de montagem mecânica. Assim que for instalado, possibilitará testes com os trens até a estação do aeroporto. Paralelamente, a empresa também está inspecionando as vias por meio de um processo semelhante a uma tomografia, para garantir a integridade da infraestrutura. O Via Trolebus percorreu parte da linha e registrou esse avanço:

YouTube video

Até então, os testes estão concentrado entre o Pátio Água Espraiada e a estação Vila Cordeiro, em mais ou menos 4,5 quilômetros de vias. A montagem do X26 pode indicar que os trabalhos podem chegar até o Aeroporto em breve.

Quatro possíveis operações com a Linha 17 completa

A Linha 17-Ouro, ainda com trechos sem previsão de início de obras, foi projetada para ligar a estação Jabaquara, na Linha 1-Azul, à estação São Paulo-Morumbi, na Linha 4-Amarela. O traçado total terá 17,7 km de extensão, incluindo o ramal com acesso ao Aeroporto de Congonhas.

Trecho da via entre as estações Vila Cordeiro e Chucri Zaidan – Foto: Renato Lobo

Segundo documentos técnicos relacionados ao licenciamento ambiental do projeto, a linha poderá operar até quatro modalidades de serviço:

  1. Jabaquara – São Paulo-Morumbi
    Trajeto completo da linha, conectando as pontas leste e oeste.
  2. Congonhas – São Paulo-Morumbi
    Ligação entre o aeroporto e a Linha 4-Amarela.
  3. Jabaquara – Congonhas
    Rota direta entre o terminal da Linha 1-Azul e o aeroporto, atendendo passageiros do ABC e do litoral.
  4. Congonhas – Brooklin Paulista
    Serviço complementar entre o aeroporto e o bairro do Brooklin.

 

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus