Treinamento em cenário de falha no sistema de proteção automática
Na madrugada do último sábado (27), entre 0h30 e 3h30, a concessionária ViaQuatro, responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo, realizou um simulado para testar a resposta das equipes em caso de falha no sistema de proteção automática de trens (ATP – Automatic Train Protection) e indisponibilidade do Centro de Controle Operacional (CCO).
A operação foi feita de forma manual e local, exigindo a atuação direta dos operadores ao longo da linha.
Objetivo: treinar e avaliar respostas operacionais
O exercício teve como foco o treinamento prático das equipes, além da análise da execução de procedimentos, avaliação do tempo de resposta e identificação de pontos de melhoria. O simulado também permitiu a revisão dos protocolos atualmente em vigor.
Participaram cerca de 40 profissionais das áreas de controle, atendimento ao passageiro, segurança, manutenção, engenharia e transporte.

Procedimentos simulados
Durante a simulação, a via foi dividida em setores que só podem ser ocupados por um trem por vez, garantindo a segurança da operação. Operadores posicionados nas plataformas informavam ao CCO, via rádio, sobre a chegada e saída de cada composição, respeitando autorizações pré-estabelecidas.
Foram também realizadas instruções como:
- Alinhamento correto do aparelho de mudança de via (AMV);
- Verificação do fechamento das portas de plataforma (PSD);
- Comunicação clara sobre alterações operacionais, como ativação de cabines nos terminais.

Retorno à operação normal
Ao término do simulado, os trens foram gradualmente reconectados ao sistema automático, com a intervenção das equipes de campo. O horário escolhido — de madrugada — visou não impactar os passageiros, e os trens voltaram a circular normalmente na manhã de sábado.
Simulados
“Treinamos continuamente nossas equipes a fim de melhorar o tempo e a qualidade da resposta diante de eventuais falhas. Para transportar quase 700 mil pessoas por dia é preciso uma megaoperação, e simulados como esse são fundamentais para aprimorar a assertividade e eficiência dos serviços que oferecemos aos nossos clientes”, afirmou Antonio Marcio Barros Silva, diretor da ViaQuatro.