São Paulo recebe mais 115 ônibus elétricos nesta quinta

Divulgação

A cidade de São Paulo deve receber nesta quinta-feira 115 novos ônibus elétricos, elevando o total da frota desse tipo na capital paulista para mais de 500 veículos. Apesar de ser a maior frota elétrica do país, o número ainda está distante da meta de 2.600 ônibus movidos a bateria prometida para 2024.

A substituição da frota por veículos menos poluentes sofreu alterações recentemente. Em dezembro, a Câmara Municipal aprovou o Projeto de Lei 825/2024, do vereador Milton Leite (União), que retirou a meta intermediária para a transição do transporte público para tecnologias de baixo carbono. O prefeito Ricardo Nunes sancionou a lei em janeiro, mantendo a meta final de descarbonização até 2038, mas flexibilizando prazos e exigências intermediárias, o que gerou discussões sobre os impactos ambientais e sociais da medida.

Divulgação

Nesta semana, a Prefeitura apresentou um novo plano para a renovação da frota, com base na Meta 6, que prevê a substituição de 2.200 ônibus a diesel por veículos de matriz energética mais limpa. Entre os modelos previstos, estão os elétricos a bateria e os movidos a gás natural.

No entanto, a expansão da frota elétrica enfrenta entraves. Um dos impasses envolve a Enel e a Prefeitura. A concessionária informou que concluiu obras de infraestrutura para seis operadoras em 2024 e, nos dois primeiros meses de 2025, finalizou serviços para outras oito empresas. Por outro lado, Ricardo Nunes afirmou que, apesar de a Prefeitura contar com R$ 6 bilhões para renovar a frota, o ritmo de implantação está abaixo do esperado devido à demora na instalação das redes de abastecimento.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus