Rio e CRRC firmam parceria para centro de manutenção de trens

Ernesto Carriço

Durante visita à sede da gigante chinesa CRRC, em Pequim, nesta sexta-feira (18), o governador Cláudio Castro assinou um Memorando de Entendimento (MoU) para viabilizar a construção de um centro de manutenção de trens em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, além de ações para modernizar o sistema ferroviário do estado do Rio de Janeiro.

Líder mundial na fabricação de equipamentos de transporte sobre trilhos, a CRRC também planeja instalar uma fábrica de composições no estado. Segundo o governador, o Governo do Estado iniciará um estudo para a aquisição de novos trens.

— A parceria com a CRRC reforça nosso compromisso com a mobilidade do futuro no Rio. Contar com a experiência e a tecnologia de ponta da empresa nos permite avançar com soluções mais modernas, seguras e eficientes para a população. Nos próximos meses, a CRRC vai mapear as necessidades do sistema, desde a quantidade de composições até melhorias na sinalização das estações — afirmou Cláudio Castro.

Além de ampliar a frota e modernizar a rede, a parceria prevê geração de empregos, transferência de tecnologia e fortalecimento da cadeia produtiva ferroviária no Brasil. Atualmente, a CRRC já fornece trens para o sistema fluminense — são 134 composições em operação, sendo 100 da SuperVia e 34 do MetrôRio. A empresa atua não só na fabricação, mas também no desenvolvimento de projetos, testes, comissionamento e manutenção de trens e locomotivas.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus