A EMTU informou por meio de suas redes sociais que encerrará os atendimentos nesses canais a partir de 19 de abril de 2025, no que diz respeito a alterações operacionais.
🚨 Comunicado Importante! 🚨
A partir de 19/04/2025, o atendimento via mídias sociais da EMTU será descontinuado para demandas operacionais que foram transferidas para a Artesp. pic.twitter.com/SKsLSFY97f— EMTU/SP (@emtu_oficial) April 10, 2025
Uma portaria publicada em abril transferiu oficialmente para a Artesp (Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo) a responsabilidade pela fiscalização, regulação e controle do transporte coletivo intermunicipal metropolitano, função antes exercida pela EMTU/SP. A mudança, segundo o governo, não impacta os serviços oferecidos aos usuários.
Em nota oficial, o Governo de São Paulo afirmou que a reestruturação tem como objetivo aprimorar a mobilidade urbana por meio do transporte rodoviário, modernizar a gestão do setor e fortalecer a integração entre os diferentes modais, como metrô e trem.
No dia 24 de fevereiro, um decreto marcou o início do processo de encerramento das atividades da EMTU, que será incorporada à Artesp. O decreto estabelece diretrizes para a elaboração do plano de liquidação da empresa, incluindo a destinação de seu acervo técnico, o gerenciamento dos contratos atuais e a redistribuição das funções de fiscalização, regulação e controle dos serviços de transporte coletivo metropolitano.
Com essas novas responsabilidades, a Artesp também passa a gerir as concessões das Linhas 4, 5 e 6 do metrô, das Linhas 7, 8 e 9 dos trens metropolitanos, além do futuro Trem Intercidades para Campinas. A agência ainda assumirá o controle sobre as empresas que operam o transporte coletivo nas cinco regiões metropolitanas anteriormente administradas pela EMTU.