O Trem Intercidades Eixo-Oeste, que ligará São Paulo a Sorocaba, teve o cronograma revisto. Inicialmente, o Governo do Estado havia previsto para novembro de 2024 a definição da data da audiência pública sobre o projeto. No entanto, o secretário de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini, afirmou em coletiva no dia 28 de novembro de 2024 que a audiência estava prevista para março de 2025.
Agora, de acordo com o site da própria Secretaria, o calendário foi novamente ajustado. A audiência pública deve ocorrer apenas no segundo trimestre de 2025 — etapa fundamental antes da publicação do edital. O edital está programado para o terceiro trimestre, e o leilão da concessão do serviço, para o quarto trimestre de 2025.
O futuro trem deve oferecer uma ligação mais rápida entre a capital, a Região Metropolitana de São Paulo e Sorocaba, com tempo estimado de viagem de 60 minutos. Serão quatro estações planejadas, com expectativa de atender cerca de 50 mil passageiros por dia. Hoje, o mesmo trajeto pode levar até 130 minutos de ônibus.
O ponto de partida será a Estação Água Branca, que permitirá integração com linhas de trem e do Metrô. Uma estação intermediária será construída em São Roque, ampliando as opções de mobilidade para os usuários da região. Será construído por meio de uma Parcerias Público Privada – PPP com duração de 30 anos. Estão previstos investimentos na ordem de R$ 10 bilhões.