O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI), atualizou os prazos da futura Linha 16-Violeta do Metrô, que, quando concluída, deverá ligar as estações Oscar Freire e Cidade Tiradentes, passando por bairros como Jardim Paulista, Aclimação, Mooca e Vila Formosa.
Em fevereiro, o Via Trolebus havia atualizado as informações sobre o novo eixo de transporte, informando que o leilão ocorreria ainda em 2025. No entanto, a página da secretaria que descreve os projetos do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI-SP) foi recentemente atualizada, e agora a estimativa é que o leilão ocorra no primeiro trimestre de 2026.
A audiência pública da nova linha continua prevista para o terceiro trimestre de 2025, mesmo período em que deve ser publicado o edital de licitação.
Fora do plano de negócios
Recentemente, o Metrô retirou a Linha 16 do seu plano de negócios. Por outro lado, o projeto vem ganhando destaque no site da Secretaria de Parcerias e Investimentos, embora a estatal continue responsável pelos estudos iniciais. O Metrô chegou a lançar uma licitação para contratação do anteprojeto de engenharia, seguido pelo projeto básico.
Características da linha
O novo eixo de transporte contará com 25 estações ao longo de 32 km de extensão. O investimento estimado é de R$ 38,4 bilhões, com prazo de concessão de 30 anos — sendo 8 anos para a execução das obras e 22 anos de operação. A previsão é de que a linha beneficie mais de 226,8 milhões de passageiros por ano. O primeiro trecho deverá contemplar as estações Oscar Freire e Abel Ferreira.
A Linha 16 terá oito integrações com outras linhas de metrô e trem:
- Linha 1-Azul, na estação Ana Rosa;
- Linha 2-Verde, nas estações Ana Rosa e Anália Franco;
- Linha 4-Amarela, na estação Oscar Freire;
- Linha 10-Turquesa, na estação São Carlos;
- Linha 14-Ônix, na estação Santa Marcelina;
- Linha 15-Prata, em Cidade Tiradentes;
- Futura Linha 19-Celeste, na estação Jardim Paulista;
Além disso, haverá conexão com três terminais de ônibus.
Conhecida também como a “Linha dos Parques”, a nova ligação terá estações próximas aos parques do Ibirapuera, Aclimação e Independência, fortalecendo as atividades culturais e de lazer em São Paulo.