O monotrilho da Linha 15-Prata será estendido até a Estação Ipiranga, promovendo a conexão com a Linha 10-Turquesa da CPTM. Essa integração ajudará a redistribuir o fluxo de passageiros, criando um trajeto mais direto entre a Zona Leste e o centro da cidade, além de aliviar a sobrecarregada Estação Vila Prudente.
O trajeto do monotrilho inclui a travessia do Viaduto do Expresso Tiradentes, margeando a comunidade da Vila Prudente, cruzando a ferrovia da Linha 10-Turquesa e seguindo paralelamente aos trilhos até alcançar a futura Estação Ipiranga.
Este último trecho já começa a tomar forma, com os primeiros pilares sendo montados, de acordo com imagens divulgadas no mais recente relatório de empreendimentos da companhia, datado de março:

Estação Ipiranga
Segundo o mesmo documento, atualmente estão em andamento a execução das estacas de fundação do corpo da estação e a escavação da vala.
A futura ligação com a Linha 10-Turquesa da CPTM será feita por uma estação com características inovadoras, tanto no projeto quanto na construção.
A nova estação deverá atender cerca de 28 mil passageiros por dia e contará com um investimento de R$ 479,5 milhões. Serão 10,7 mil metros quadrados de área construída, com infraestrutura completa de acessibilidade, incluindo seis elevadores, 12 escadas rolantes, portas de plataforma e bicicletário com paraciclos.

Diferente da maioria das estações da Linha 15 — exceto São Mateus — a Ipiranga contará com plataformas laterais e trilhos posicionados no centro. A cobertura da estação foi pensada para permitir a entrada de luz natural e será equipada com painéis solares, aproveitando a energia do sol para gerar eletricidade limpa.
O projeto foi desenvolvido com uso da tecnologia BIM (Building Information Modeling), que permite a criação de um modelo 3D integrado, reunindo todas as disciplinas do projeto — como estruturas civis, instalações elétricas, hidráulicas e sistemas complementares —, facilitando a coordenação entre as áreas e aumentando a precisão na execução das obras.
A previsão de entrega da extensão oeste do monotrilho é para 2027.
O ViaTrolebus visitou as obras da estação em 2024:
