Localizado no Sítio Morro Grande, o Pátio Morro Grande deve ser o “cérebro” da Linha 6-Laranja do metrô — eixo metroviário que ligará a Brasilândia, na Zona Norte, à estação São Joaquim, na região central da capital paulista. Por falar em Brasilândia, o pátio está localizado a cerca de um quilômetro da estação mais ao norte da linha.
O local, além de abrigar todo o complexo de manutenção e o Centro de Controle Operacional (CCO), também funcionará como estacionamento para os 22 trens que atenderão o novo eixo de transporte. Com 253.000 m² de área, o pátio contará com sete linhas destinadas à manutenção dos trens e tem previsão de entrega para 2026.
Avanço da obra
De acordo com o site da Linha Uni, o pátio já ultrapassou os 80% de conclusão. As imagens divulgadas recentemente mostram que o local já tomou forma, com destaque para o estacionamento dos trens:

O espaço também conta com o bloco de manutenção, que já está com as estruturas em processo de montagem:
