Operação do VLT no centro de SP deve ficar para a próxima gestão

Como ficará o Viaduto Dona Paulina com o VLT - Fonte: SP Urbanismo

A Prefeitura de São Paulo apresentou seu Plano de Metas para os próximos quatro anos, conforme determina a Lei Orgânica, dentro do prazo de 90 dias após o início do mandato. Essa versão preliminar será discutida com a população por meio de Audiências Públicas híbridas, programadas entre 7 de abril e 11 de maio em diversas regiões da cidade.

Na área da mobilidade, o plano inclui a criação de novos corredores de ônibus, terminais e a construção de um novo Centro de Controle Operacional da SPTrans. Além disso, está prevista a implementação do VLT no centro da capital, embora sua conclusão não esteja prevista para esta gestão.

A meta 52 do plano estabelece como objetivo “viabilizar o VLT Bonde São Paulo” por meio da finalização dos estudos técnicos e da publicação do edital de licitação para o projeto.

Arte que ilustra o VLT passando pela Avenida São João no centro de SP – Fonte: SP Urbanismo

Outros Projetos

O documento também destaca a execução dos BRTs Aricanduva e Radial Leste, além de melhorias viárias na Avenida Marquês de São Vicente e no prolongamento da Avenida Roberto Marinho.

Está prevista a implantação de 53,8 km de corredores de ônibus e vias, com destaque para os corredores Itaquera-Cidade Líder e Imirim, além da duplicação de pontes, entrega de novos terminais e projetos especiais, como a ampliação do Aquático para a Guarapiranga. Nos próximos quatro anos, a Prefeitura pretende entregar um novo Centro de Operações da SPTrans, equipado com tecnologias avançadas para aprimorar o monitoramento da frota e a qualidade do transporte público.

BRTs previstos pela gestão atual

A Prefeitura de São Paulo pretende entregar pelo menos dois corredores BRT (Bus Rapid Transit) durante esta gestão: um ao longo da Radial Leste e outro na Avenida Aricanduva.

BRT Radial Leste

O projeto do BRT Radial Leste prevê um corredor exclusivo de ônibus com estações de pré-embarque, proporcionando embarque mais ágil e confortável para os passageiros. O trajeto será paralelo à Avenida Radial Leste e será implementado em duas fases:

  • Trecho 1: Ligará o Terminal Parque Dom Pedro II até a Rua Professor Miguel Russiano, nas proximidades da Estação Penha do Metrô –  trecho previsto para operação até 2028.
  • Trecho 2: Seguirá ao longo da Radial Leste até a Rua Salim Jorge, atendendo a região da Estação Corinthians-Itaquera, que integra o Metrô e a CPTM –  obras previstas até 2028.

BRT Aricanduva

O BRT Aricanduva contará com faixas exclusivas para ônibus e estações de pré-embarque, agilizando o acesso dos passageiros. Com uma extensão de 13,6 km, o corredor conectará importantes modais de transporte, integrando-se à Linha 3-Vermelha do Metrô, às Linhas 11 e 12 da CPTM e ao Corredor Metropolitano ABCD em São Mateus.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
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