O que avançou no projeto da Linha 22 do Metrô (Cotia e Osasco)?

Fonte: Metrô de SP

Linha 22-Marrom deve ligar três cidades da Grande São Paulo

Um dos projetos de expansão do sistema metroferroviário é a futura Linha 22-Marrom, um eixo de transporte de alta capacidade que promete ligar três cidades da Região Metropolitana de São Paulo.

O ramal terá início em Sumaré, na capital paulista, com integração à Linha 2-Verde. A partir daí, seguirá aproximadamente pelos eixos da Rua Cardeal Arcoverde e da Rodovia Raposo Tavares, atendendo regiões importantes como o Largo da Batata, a USP, bairros de Osasco e, por fim, chegando à cidade de Cotia.

Integrações previstas

Além da conexão com a Linha 2-Verde, o projeto prevê integrações com:

  • Linha 20-Rosa, na futura estação Teodoro Sampaio;
  • Linha 4-Amarela, na estação Faria Lima;
  • Linha 9-Esmeralda, na estação Hebraica-Rebouças;
  • Linha 24-Quartzo, na futura estação Monte Belo.
Fonte: Metrô de São Paulo

Avanços no projeto da Linha 22-Marrom em 2024

Em 2024, de acordo com o Relatório Integrado do Metrô, foram aprofundados o anteprojeto de engenharia e o estudo de impacto ambiental da Linha 22-Marrom. Segundo a companhia, esses trabalhos representam um avanço importante no detalhamento do novo eixo de transporte.

Ainda no ano passado, o projeto também evoluiu nas investigações geotécnicas, mapeamento e cadastramento das redes de utilidade pública na área de abrangência da futura linha.

Participação da USP

Um dos destaques apontados no relatório foi a participação ativa da Universidade de São Paulo (USP), já que o ramal contará com uma estação no campus. A universidade colaborou na escolha da localização das estações e dos poços de ventilação, com o objetivo de minimizar impactos na área acadêmica.

Próximos passos

Após a conclusão dessas etapas iniciais, será contratada a elaboração do projeto básico da Linha 22-Marrom, embora ainda não haja data definida para o lançamento da licitação.

Legenda: Plataforma da estação Sumaré da Linha 2 – Verde. 2007. Foto de Marilane Borges, CC BY 2.0 <https://creativecommons.org/licenses/by/2.0>, via Wikimedia Commons

Estudo paralelo de concessão

Enquanto o Metrô de São Paulo desenvolve o projeto da linha, a Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) incluiu o ramal no Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP). Esse programa contempla a implantação das Linhas 19-Celeste, 20-Rosa e 22-Marrom por meio de Parcerias Público-Privadas (PPPs), com foco na expansão, operação e manutenção das linhas, além de avaliar modelos de participação da iniciativa privada.

Concessões integradas com outras linhas

Uma resolução da SPI estabeleceu um novo modelo de concessão integrada, que agrupa linhas existentes com novas expansões.

Inicialmente, as Linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha estavam associadas a possíveis expansões futuras, como as Linhas 16-Violeta, 19-Celeste e 20-Rosa, respectivamente.

No entanto, a Linha 16-Violeta foi retirada do pacote após manifestação da Acciona, que demonstrou interesse em desenvolver o projeto de forma independente. Em seu lugar, foram incluídas a Linha 22-Marrom e a Linha 15-Prata (monotrilho).

O prazo para finalização desse estudo é em 2025, mesmo ano que são previstas as audiências públicas.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
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