Nova passarela e sem escadas rolantes: a nova estação Santo André

Estação Santo André - Foto: Renato Lobo

Estação Santo André deverá passar por reforma com foco em acessibilidade e modernização

Entre as estações com maior movimentação da Linha 10-Turquesa da CPTM, duas ainda não passaram por reformas recentes: Santo André e Mauá. No entanto, a concessão das Linhas 10 e 14 prevê intervenções em diversas paradas localizadas no Grande ABC Paulista.

Neste artigo, abordamos as melhorias previstas para a Estação Santo André, com base nas minutas do edital de licitação. A reforma deve seguir o modelo de São Caetano do Sul, sem alguns ítens vistos em novas estações, como por exemplo escadas rolantes.

Renato Lobo | Via Trolebus

Principais melhorias previstas para a estação:

  • Nova passarela com acessibilidade: Será construída uma nova passarela de ligação entre as plataformas, equipada com escadas fixas e elevadores. Parte das plataformas será demolida e reconstruída, mantendo os atuais 190 metros de comprimento. Essa plataforma deve ficar no lado norte da estação. Trata-se de uma passarela semelhante a instalada em São Caetano do Sul:
Trem da CPTM na Estação São Caetano do Sul, recém reformada
  • Reforma das plataformas: As plataformas serão elevadas para melhorar a acessibilidade, e receberão bordas adaptadas para embarques preferenciais, sinalização específica e instalação de rotas táteis. Também está prevista a retirada de um pilar de rede aérea na Plataforma 1, que interfere na construção dos novos sanitários públicos.
  • Coberturas: As antigas coberturas de amianto e estruturas metálicas serão substituídas por telhas do tipo sanduíche, que oferecem melhor isolamento térmico e acústico.
  • Espaços internos e bilheteria: A bilheteria será desativada, dando lugar a uma sala de supervisão operacional (SSO) e a totens de autoatendimento, dentro da proposta de modernização do governo estadual.
  • Infraestrutura de apoio e áreas técnicas: Estão previstas reformas e readequações em áreas técnicas, com novos sanitários públicos e vestiários para funcionários (CPTM e empresas terceirizadas), além de espaços acessíveis e reservatórios de água sobre as novas edificações.
  • Rampas e escadas: Serão demolidas rampas e escadas antigas para dar lugar a novas estruturas dentro das normas atuais de acessibilidade e segurança.
  • Passarela municipal: A passarela existente será mantida, mas passará por adaptações de acessibilidade, que ficarão sob responsabilidade da prefeitura.
Proposta da nova estação Santo André – Fonte: SPI

Histórico e necessidade de modernização

A Estação Santo André foi construída em 1952 e passou por duas reformas anteriores: uma em 1998 e outra em 2002, voltadas principalmente para melhorias nos acessos. A nova intervenção busca garantir a acessibilidade universal, modernizar áreas operacionais e atender às exigências sanitárias e técnicas, incluindo normas do Corpo de Bombeiros.

Estações da Linha 10 que terão intervenções, abordadas em artigos no ViaTrolebus:

Renato Lobo | Via Trolebus

Construções previstas:

  • Sanitários e vestiários (masculino, feminino e acessível) para funcionários da CPTM e terceirizados;
  • Sanitários públicos (masculino, feminino e acessíveis);
  • Vestiário unissex acessível;
  • Sala de limpeza (DML);
  • Sala de supervisão operacional (SSO);
  • Novas rampas de acesso entre o saguão e as plataformas.

Outras adequações e equipamentos:

  • Instalação de novos bloqueios, inclusive acessíveis, nos acessos leste e oeste;
  • Construção de passarela de transposição interna entre plataformas;
  • Instalação de três elevadores (um por plataforma e interligados à passarela);
  • Instalação de novo mobiliário e salas técnicas para equipamentos como geradores e transformadores;
  • Escadas e áreas de refúgio com adaptações de acessibilidade;
  • Construção de reservatórios de água sobre as novas estruturas dos sanitários e vestiários.

A estação que leva o nome do prefeito morto é a segunda mais movimentada da Linha 10. Em fevereiro de 2025, por exemplo, foram 1.351.572 atendidos. A mais movimentada é a Tamanduateí, que recebeu em fevereiro cerca de 1.854.427 passageiros.

 

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus