Nova Estação Penha que conectará 3 linhas chega a 52% de conclusão

Divulgação: Governo de SP

As obras da futura Estação Penha, que será um importante hub ferroviário integrando as linhas 2-Verde e 3-Vermelha do Metrô com a Linha 11-Coral da CPTM, alcançaram 52% de avanço físico, segundo comunicado divulgado pelo Governo do Estado de São Paulo.

Estação da Linha 2-Verde

Conforme a nota oficial, a área destinada à Linha 2-Verde segue recebendo estruturas internas, além do tratamento do túnel no emboque sentido Dutra e das paredes do revestimento secundário no acesso leste.

A estação deve receber a visita de duas tuneladoras até 2026. Uma delas está finalizando seu primeiro percurso até a Vila Prudente e, em seguida, escavará no sentido Jardim Textil, completando um trecho de oito quilômetros entre o atual trecho operacional e a Penha. A outra seguirá no sentido Guarulhos, dando continuidade à expansão da linha.

A estação terá 25 metros de profundidade e uma área construída de 17,5 mil m². A previsão é de que até 102 mil passageiros utilizem o complexo diariamente. A infraestrutura contará com 43 escadas rolantes e 8 elevadores.

Divulgação: Governo de SP

Estação da Linha 11-Coral

Na parte da CPTM, as obras envolvem a execução da laje de fundo, paredes com revestimento secundário, estruturas internas como pilares e vigas, além da construção do reservatório de águas pluviais. As pilastras que sustentarão a cobertura já começaram a ser instaladas.

Divulgação: Governo de SP

Estação da Linha 3-Vermelha

Já na estação existente da Linha 3-Vermelha, os trabalhos estão focados na ampliação do mezanino, com a montagem de estruturas de sustentação e a instalação da nova cobertura metálica.

A entrega de todo o complexo, que integrará as três linhas, está prevista para 2028.

Ponto de Partida para TIC Eixo Leste

 

Uma nova conexão em estudo poderá transformar a Estação Penha em um ponto de partida para uma quarta linha ferroviária — desta vez, voltada ao transporte de média distância: trata-se do Trem Intercidades (TIC) eixo Leste, que tem como objetivo ligar a cidade de São Paulo a São José dos Campos.

Segundo o secretário de Parcerias em Investimentos do Estado de São Paulo, Rafael Benini, em entrevista à Revista Ferroviária, a ideia é que o serviço tenha início em uma estação com integração ao Metrô, assim como ocorre nas propostas para os outros trechos do projeto TIC — o eixo Sul, que poderá partir da estação Santos-Imigrantes, e o eixo Norte, com possível embarque na Barra Funda.

Alternativas em análise para o TIC Leste

De acordo com a Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI), dois traçados principais estão sendo considerados, ambos com possíveis pontos de conexão com as linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da CPTM — todas com operação futura prevista para a concessionária privada Trivia Trens. A definição do trajeto exato dentro da capital paulista ainda está pendente, assim como a escolha entre dois caminhos: um que acompanha o traçado da antiga ferrovia Central do Brasil, e outro que margeia a Rodovia Ayrton Senna.

Fonte: SPI

Na projeção divulgada pelo governo do estado, dois trajetos estão em avaliação:

  • Traçado superior (pontilhado): utiliza a antiga linha da Central do Brasil, que conecta São Paulo ao Rio de Janeiro e hoje é usada para transporte de cargas;
  • Traçado inferior: parte de Mogi das Cruzes, passa por Jacareí e segue até São José dos Campos, usando a Variante do Parateí — trecho também voltado ao transporte ferroviário de cargas atualmente.
Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
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