Dias atrás, o Metrô de São Paulo havia liberado as obras da futura estação Ponte Grande, em Guarulhos. No início desta semana, outras duas paradas da extensão da Linha 2-Verde, após a Penha, também tiveram suas construções autorizadas.
A estatal aditou dois contratos para as obras das futuras estações Fernão Dias e Dutra – esta última será o terminal da Linha 2-Verde e promoverá a conexão com a futura Linha 19-Celeste, que também está em processo de implantação, com obras previstas para 2026.
As obras das novas estações da Linha 2-Verde serão executadas pela PowerChina International Group, por meio do “Consórcio Construtor Metrô Linha 2 Verde Lote 7”.
A vigência do contrato é até 2032, o que dá uma ideia de quando os quase seis quilômetros de vias, entre a Penha e a Dutra, devem ser entregues.
Localização das estações
Antes chamada de “Paulo Freire”, a futura estação Fernão Dias ficará no bairro da Vila Guilherme, em São Paulo, na avenida que leva o nome do educador, frequentemente alvo de ataques de grupos de extrema direita:
Já a estação Dutra ficará ao lado do Shopping Internacional de Guarulhos, no bairro Vila Marajó:

Tatuzão em 2026
Em recente entrevista, o governador Tarcísio de Freitas afirmou que o segundo tatuzão da Linha 2-Verde, responsável pela escavação dos túneis da extensão mencionada, deve iniciar os trabalhos em 2026.
“Na Linha 2, a gente acabou de dar a ordem de serviço. Demos há algum tempo atrás a ordem para ter uma tuneladora montada e escavando a linha que vai da Penha até a Dutra, até Guarulhos, no primeiro trimestre de 2026. Então, tem que encomendar agora para, em 2026, ela estar trabalhando”, destacou o governador em uma fala de 2024.
O trecho inclui cinco novas estações: Penha de França, Gabriela Mistral, Fernão Dias, Ponte Grande e Dutra.