Marcopolo Rail mira novos contratos e aumento na produção de trens

Renato Lobo

Com três entregas já realizadas no Brasil e em outros países da América do Sul, a Marcopolo Rail, braço ferroviário da Marcopolo, espera fechar novos contratos e aumentar sua capacidade de produção.

A empresa já forneceu:

  • Três unidades para o sistema Aeromóvel do Aeroporto de Guarulhos (SP);
  • A primeira de três composições (cada uma com dois carros) para a Empresa de los Ferrocarriles del Estado (EFE Trenes de Chile), estatal que administra a malha ferroviária chilena;
  • E o primeiro veículo leve sobre trilhos (VLT) da Marcopolo Rail, que entrou em operação em 2024, em uma rota turística operada pela Giordani Turismo, em Santana do Livramento (RS).
Reprodução: Redes sociais

Quarta encomenda a caminho

Durante coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira, durante a NT Expo, executivos da empresa destacaram as entregas realizadas e anunciaram que uma quarta produção está a caminho.

“Esperamos atingir uma escala maior de produção. Este é um momento importante para nós, pois marca a nossa consolidação com qualidade e a possibilidade de ampliar nossa capacidade de entrega de projetos”, afirmou Petras Amaral, gerente executivo da Marcopolo Rail.

De acordo com ele, essa nova encomenda representa uma continuidade na linha de produção após as entregas realizadas para o Chile, e será voltada a serviços urbanos.

Fonte: Empresa de los Ferrocarriles del Estado

Novos projetos em desenvolvimento

Ainda segundo a empresa, estão em desenvolvimento novos modelos de VLTs com piso baixo e eletrificação, voltados para sistemas modernos e acessíveis de mobilidade urbana.

No estande da Marcopolo Rail na NT Expo, os visitantes podem conhecer mais sobre suas soluções ferroviárias. Um mockup de trem exposto no local permite ao público conferir de perto as principais características e inovações dos veículos desenvolvidos pela fabricante.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus