São Caetano do Sul, na região metropolitana de São Paulo, implantou a tarifa zero no transporte coletivo em novembro de 2023 — uma medida que ganhou destaque por estar em uma das áreas urbanas mais populosas do país.
Desde então, de acordo com a prefeitura, mais de 27,1 milhões de passageiros utilizaram as 10 linhas de ônibus do sistema gratuitamente, sendo mais de 5,1 milhões só em 2025.
A gratuidade tem promovido impactos positivos em diversas frentes. O comércio local, especialmente nas regiões atendidas pelo transporte, registrou aumento no faturamento. Além disso, houve redução do uso de veículos particulares, o que contribui para menos congestionamento e menor emissão de poluentes.
“O Tarifa Zero está se consolidando como uma política permanente e em constante melhoria”, afirma o prefeito Tite Campanella. “Nossa população é exigente, e por isso buscamos sempre melhorar os itinerários, renovar a frota e garantir o conforto dos passageiros.”
Para apoiar essa modernização, a VIPE (Viação Padre Eustáquio), operadora responsável pelo serviço, já adquiriu 24 novos ônibus — sendo 15 veículos zero km e 9 seminovos — e segue com o plano de renovação para este ano.
A frota atual é composta por 63 ônibus em operação e 6 reservas, todos com acessibilidade total, GPS, Wi-Fi e em conformidade com o programa Despoluir, da Confederação Nacional do Transporte (CNT).