O projeto de concessão das Linhas 10-Turquesa e 14-Ônix da CPTM está em fase de consulta pública. A atual gestão do Governo do Estado de São Paulo pretende lançar o edital e realizar o leilão ainda em 2025.
Entre as obrigações do futuro concessionário estão a construção e operação do novo VLT da Linha 14 (ligando Santo André a Guarulhos) e a modernização da Linha 10-Turquesa, incluindo reformas e reconstruções de estações, como é o caso da Estação Utinga.
Estação Utinga atual
Localizada na Avenida da Paz, em Santo André, a Estação Utinga foi inaugurada em 1933 e passou por reformas em 1960 e mais recentemente a partir de 2022. A estação ainda está em obras, com foco na acessibilidade, readequação dos acessos e melhorias na travessia da via férrea.
Atualmente, ela pode ser acessada pela Avenida da Paz (lado oeste) e por um acesso junto ao Viaduto Sumaré, que cruza os trilhos. As plataformas contam com escadas fixas e dois elevadores, ligados por uma passarela superior. No entanto, ainda não há travessia pública entre os dois lados da ferrovia fora da área paga da estação.

Do lado oeste da estação, há três vias da MRS Logística, e uma passagem em nível conecta a favela do Cigano à ferrovia. O Viaduto Juvenal Fontanela, da Rua Sumaré, também passa sobre a estação, ligando a Avenida Dom Pedro II à Avenida dos Estados, mas a calçada lateral não segue normas de acessibilidade.
O entorno é composto por áreas industriais como a Eluma Utinga e a Vila Metalúrgica, além de instituições como a COSIPA e a Universidade Federal do ABC (UFABC), situadas em ambos os lados da linha férrea.
Novas estações da Linha 10 abordadas em artigos no ViaTrolebus:
Nova Estação Utinga
Segundo os documentos da consulta pública, a estação atual será demolida para dar lugar a uma nova estrutura. A mudança é necessária devido ao alteamento das vias e plataformas. A nova estação contará com uma plataforma central elevada e um mezanino superior, e será construída a norte da estação atual.
Os trilhos segregados para os trens de carga da MRS, e eventualmente uma via dedicada ao Trem Intercidades Eixo Sul, entre a capital e Santos, devem passar a oeste da estação.

Acessos e estrutura
A futura estação terá dois acessos: um pela Avenida da Paz (oeste) e outro pela Rua Travessa da Paz (leste). Ambos levarão os passageiros a uma passarela pública que atravessa a linha férrea e dá acesso à área não paga do mezanino, com escadas rolantes, escadas fixas e elevadores.
O mezanino contará com saguão com bilheteria, bloqueios, totens de recarga e validação de bilhetes, sanitários públicos e áreas técnicas. O acesso à plataforma central será feito por dois conjuntos de escadas rolantes e fixas, além de um elevador.