A concessão das Linhas 10-Turquesa e 14-Ônix da CPTM prevê a modernização das estações, com a reconstrução completa de seis delas: Juventus-Mooca, Ipiranga, Utinga, Prefeito Saladino, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.
O Via Trolebus já destacou em reportagens anteriores as obras de reforma e requalificação em diversas estações da Linha 10:
- Estação Mooca
- Estação Parque da Mooca
- Estação Ipiranga
- Estação Utinga
- Estação Prefeito Saladino
- Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André
- Estação Mauá
Neste conteúdo, o site aborda as mudanças previstas para a nova Estação Ribeirão Pires:
Histórico
Localizada entre a Avenida Santo André e a Rua Capitão José Gallo, no centro de Ribeirão Pires, a estação teve origem como uma simples parada em 1885, sendo elevada à categoria de estação em 1900. Em 2011/2012, foi tombada pelo Condephaat. Uma reforma foi realizada por volta de 2002, incluindo melhorias na acessibilidade nos acessos, plataformas e sanitários públicos.
A estação atual pode ser acessada pela Rua Capitão José Gallo (acesso norte), por meio de rampa e escada, e pela Avenida Santo André (acesso sul), em nível. Há uma passarela metálica com escadas para travessia da linha férrea, o que torna o acesso não acessível a todos. Também existe uma travessia em nível para pedestres, ligando as duas vias. As plataformas laterais contam com cobertura. A travessia ferroviária de veículos é feita por um viaduto na Rodovia Índio-Tibiriçá, conectando o centro da cidade aos bairros das zonas norte e sul.
Nova estação
Devido a necessidades operacionais e à separação da via de carga operada pela MRS, está prevista a reconstrução da Estação Ribeirão Pires cerca de 85 metros ao norte da estrutura atual.

O novo projeto contará com dois acessos: o norte, pela Rua Capitão José Gallo, terá duas escadas rolantes, uma escada fixa e um elevador com ligação à passarela sobre a linha férrea e ao mezanino. Já o acesso sul, situado na Avenida Santo André, estará no mesmo nível da passarela, devido à topografia local.
Esses acessos levarão ao mezanino, em área livre de bloqueios, com bilheteria, totens para compra e validação de bilhetes, bloqueios, sanitários e áreas operacionais.
Na área das plataformas, haverá um bicicletário com capacidade para cerca de 205 bicicletas, localizado junto ao acesso sul. A ligação entre o mezanino e as plataformas será feita por escadas (rolantes e fixas) e elevador.
Previsão de lançamento
O governo estadual pretende lançar o edital e realizar o leilão de concessão das Linhas 10 e 14 ainda em 2025.