Estação Prefeito Saladino terá plataforma central

Renato Lobo | Via Trolebus

O plano de concessão das Linhas 10-Turquesa e 14-Ônix da CPTM prevê diversas intervenções na ferrovia que atravessa a região do ABC Paulista, além da implantação de um novo VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) que vai ligar Santo André a Guarulhos, passando pela Zona Leste de São Paulo.

No caso da Linha 10, algumas estações serão completamente reconstruídas, outras passarão por reformas, e novas paradas também serão implantadas ao longo do trajeto.

Estações da Linha 10 que terão intervenções, abordadas em artigos no ViaTrolebus:

O edital e o leilão das duas linhas estão previstos para ocorrer ainda neste ano, o que marcará o fim da operação direta da CPTM nessas linhas. Uma das estações que será totalmente reconstruída é a Prefeito Saladino, localizada em Santo André. A parada atende os bairros Santa Terezinha, Jardim e Campestre, além de dar acesso ao TERSA – Terminal Rodoviário de Santo André.

Renato Lobo | Via Trolebus

Inaugurada em 1952, a estação Prefeito Saladino já passou por três reformas: a primeira em 1966, a segunda em 2005 e a mais recente, iniciada em 2022. Atualmente, a estação está em processo de reforma, com obras que envolvem a reestruturação dos acessos, mudanças na via permanente e adaptações para garantir acessibilidade.

Renato Lobo | Via Trolebus

Demolição da estação atual

Segundo o resumo do edital de licitação, disponível para consulta pública, será necessária a demolição da atual estação devido ao alteamento da via permanente e das plataformas, além da necessidade de segregação da linha de carga operada pela MRS. Com isso, está prevista a construção de uma nova estação Prefeito Saladino, com plataforma central elevada e mezanino superior. A nova estação será construída nas proximidades da atual, mas com suas plataformas ao norte, conforme imagem abaixo:

Fonte: SPI

Nova estrutura com escadas rolantes

A nova plataforma central será posicionada ao norte da estação existente, enquanto a linha de carga será deslocada para o lado do SESI. O novo projeto inclui escadas rolantes nos acessos e no mezanino superior. Apesar da mudança no posicionamento da plataforma, os acessos de entrada e saída da estação permanecerão nos mesmos locais.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus