Estação Mauá é a terceira mais movimentada da Linha 10-Turquesa
Entre as estações da Linha 10-Turquesa da CPTM, a Estação Mauá ocupa o terceiro lugar em número de embarques. Somente no mês de fevereiro, foram registrados 1.170.433 embarques, ficando atrás apenas das estações Tamanduateí e Santo André.
A estação está incluída no plano de investimentos do Governo de São Paulo, que prevê a concessão conjunta das Linhas 10 e 14, com a requalificação de diversas estações, entre elas, a de Mauá. Entre as intervenções mais expressivas está a construção de uma nova passarela sobre a via, e assim como Santo André, a reforma não inclui a instalação de escadas rolantes.
Um pouco da história da estação
Situada na Avenida Rio Branco, no centro de Mauá, a estação foi inaugurada inicialmente em 1883, sob o nome de Estação Pilar, construída em madeira. Em 1926, ganhou uma nova estrutura em alvenaria e passou a se chamar Estação Mauá. Já a estação atual foi construída em 1978, nas proximidades da antiga, mantendo apenas a plataforma central da versão anterior.
O acesso à estação pode ser feito pela Rua Itambé e Avenida Capitão João, a oeste, ou pelo Calçadão da Rua Rio Branco, a leste, próximo ao Terminal Rodoviário. O saguão principal conecta os acessos às plataformas por meio de escadas e uma passagem inferior.

Modernização prevista para a Estação Mauá
Reformas estruturais
O projeto de modernização da estação prevê diversas melhorias:
- Reforma completa das plataformas
- Intervenções nos acessos leste e oeste, incluindo a demolição de bilheterias desativadas
- Requalificação de sanitários públicos e acessíveis, além de vestiários e áreas de apoio para funcionários
- Demolição de rampas e escadas antigas, com substituição por estruturas modernas e acessíveis
- Adequação da passagem inferior às normas atuais de acessibilidade

Sem escadas rolantes
Está prevista a construção de uma nova passarela para atravessar as vias férreas, com elevadores em todas as plataformas para garantir acessibilidade a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. A passarela atual do Boulevard Jornalista Roberto Marinho, sob responsabilidade da prefeitura, será mantida como rota alternativa externa.
Estações da Linha 10 que terão intervenções, abordadas em artigos no ViaTrolebus:
- Estação Mooca
- Estação Parque da Mooca
- Estação Ipiranga
- Estação Utinga
- Estação Prefeito Saladino
- Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André
Adequações no entorno
As calçadas nos arredores da estação, apesar de não apresentarem grandes declividades, estão com infraestrutura deficiente de acessibilidade. O projeto inclui:
- Implantação de rebaixamento de guias
- Piso tátil
- Outras adaptações conforme as normas de acessibilidade
Intervenções nas plataformas
Entre as melhorias previstas para a área das plataformas estão:
- Alteamento das plataformas
- Instalação de bordas de embarque preferencial
- Rotas táteis para deficientes visuais
- Substituição das telhas de amianto por telhas metálicas tipo sanduíche
- Ampliação da cobertura
- Escadas e áreas de refúgio nas extremidades das plataformas
Com a reforma, a estação deve perder a via adicional, usada para os looping interno da Linha 10.