Estação Mauá deve ser reformada. Confira como ficará

Renato Lobo

Estação Mauá é a terceira mais movimentada da Linha 10-Turquesa

Entre as estações da Linha 10-Turquesa da CPTM, a Estação Mauá ocupa o terceiro lugar em número de embarques. Somente no mês de fevereiro, foram registrados 1.170.433 embarques, ficando atrás apenas das estações Tamanduateí e Santo André.

A estação está incluída no plano de investimentos do Governo de São Paulo, que prevê a concessão conjunta das Linhas 10 e 14, com a requalificação de diversas estações, entre elas, a de Mauá. Entre as intervenções mais expressivas está a construção de uma nova passarela sobre a via, e assim como Santo André, a reforma não inclui a instalação de escadas rolantes.

Um pouco da história da estação

Situada na Avenida Rio Branco, no centro de Mauá, a estação foi inaugurada inicialmente em 1883, sob o nome de Estação Pilar, construída em madeira. Em 1926, ganhou uma nova estrutura em alvenaria e passou a se chamar Estação Mauá. Já a estação atual foi construída em 1978, nas proximidades da antiga, mantendo apenas a plataforma central da versão anterior.

O acesso à estação pode ser feito pela Rua Itambé e Avenida Capitão João, a oeste, ou pelo Calçadão da Rua Rio Branco, a leste, próximo ao Terminal Rodoviário. O saguão principal conecta os acessos às plataformas por meio de escadas e uma passagem inferior.

Foto: Renato Lobo

Modernização prevista para a Estação Mauá

Reformas estruturais

O projeto de modernização da estação prevê diversas melhorias:

  • Reforma completa das plataformas
  • Intervenções nos acessos leste e oeste, incluindo a demolição de bilheterias desativadas
  • Requalificação de sanitários públicos e acessíveis, além de vestiários e áreas de apoio para funcionários
  • Demolição de rampas e escadas antigas, com substituição por estruturas modernas e acessíveis
  • Adequação da passagem inferior às normas atuais de acessibilidade
Fonte: SPI

Sem escadas rolantes

Está prevista a construção de uma nova passarela para atravessar as vias férreas, com elevadores em todas as plataformas para garantir acessibilidade a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. A passarela atual do Boulevard Jornalista Roberto Marinho, sob responsabilidade da prefeitura, será mantida como rota alternativa externa.

Estações da Linha 10 que terão intervenções, abordadas em artigos no ViaTrolebus:

Adequações no entorno

As calçadas nos arredores da estação, apesar de não apresentarem grandes declividades, estão com infraestrutura deficiente de acessibilidade. O projeto inclui:

  • Implantação de rebaixamento de guias
  • Piso tátil
  • Outras adaptações conforme as normas de acessibilidade

Intervenções nas plataformas

Entre as melhorias previstas para a área das plataformas estão:

  • Alteamento das plataformas
  • Instalação de bordas de embarque preferencial
  • Rotas táteis para deficientes visuais
  • Substituição das telhas de amianto por telhas metálicas tipo sanduíche
  • Ampliação da cobertura
  • Escadas e áreas de refúgio nas extremidades das plataformas

Com a reforma, a estação deve perder a via adicional, usada para os looping interno da Linha 10.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
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