ES avalia implantação de transporte sobre trilhos entre Vitória e Vila Velha
O Governo do Espírito Santo estuda a implantação de sistemas de transporte sobre trilhos de média capacidade como alternativa para melhorar a mobilidade urbana entre as cidades de Vitória e Vila Velha.
Segundo informações do jornal A Gazeta, entre as opções analisadas estão a criação de um sistema de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) ou a implantação de um monotrilho.
Projeto de VLT
O projeto do VLT prevê três linhas interligando Vitória e Vila Velha, com via dupla (uma para cada sentido) e veículos elétricos. A proposta é que o sistema seja integrado física e tarifariamente com os demais meios de transporte da Região Metropolitana da Grande Vitória, ampliando a conectividade e facilitando o deslocamento da população.

Projeto de monotrilho
Outra alternativa em análise é a construção de um monotrilho elevado, que faria a ligação entre a cidade da Serra e o Centro de Vitória, com a possibilidade de um ramal até o Aeroporto de Vitória.
“A proposta do monotrilho é ter uma estrutura elevada, com até seis metros de altura, para evitar conflitos com o tráfego de carros e ônibus. A ideia é ligar a região de Carapina, na Serra – uma área estratégica para o desenvolvimento urbano – até a Rodoviária de Vitória, passando pela Avenida Leitão da Silva e pelo Centro da capital, contribuindo com a revitalização dessas vias”, explicou Fábio Damasceno, secretário estadual de Mobilidade e Infraestrutura.

Apresentação ao BNDES
Os estudos dos dois modelos de transporte foram apresentados pelo governo capixaba ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), como parte do Estudo Nacional de Mobilidade Urbana, iniciativa que visa estruturar e viabilizar projetos estratégicos de transporte em todo o país.