Em que pé está o projeto BRT Aricanduva?

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O Corredor BRT Aricanduva, projeto estratégico para a mobilidade urbana da zona leste de São Paulo, será parcialmente financiado pelo Banco Mundial e tem como objetivo implementar um corredor de ônibus de média capacidade no eixo da Avenida Aricanduva. A futura infraestrutura contará com 13,6 km de extensão, conectando importantes sistemas de transporte da cidade: a Linha 3-Vermelha do Metrô, as Linhas 11-Coral e 12-Safira da CPTM na estação Carrão, além do Corredor Metropolitano ABCD, na região de São Mateus.

O projeto busca melhorar a mobilidade e o acesso ao mercado de trabalho para a população em situação de vulnerabilidade social que depende do transporte público, além de aumentar a eficiência do sistema de ônibus da cidade de São Paulo.

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Caraterísticas do BRT

O Corredor BRT Aricanduva, que terá 13,6 quilômetros de extensão, vai ligar a Avenida Radial Leste ao Terminal São Mateus, na zona leste de São Paulo. Segundo estimativas da Prefeitura, o novo sistema de transporte será capaz de atender 290 mil passageiros por dia e beneficiar cerca de 1 milhão de pessoas de forma indireta.

O trajeto do corredor começará na interligação entre a Avenida Aricanduva e a Radial Leste, seguindo paralelamente ao leito do Rio Aricanduva, e depois pela Avenida Ragueb Chohfi, até a região da Praça Felisberto Fernandes da Silva, onde está localizado o Terminal São Mateus, operado pela EMTU.

O projeto prevê pistas exclusivas no canteiro central com pavimento rígido (em concreto), além de faixas de ultrapassagem nas paradas para agilizar a circulação dos ônibus. As demais faixas terão pavimento flexível (asfalto). As paradas contarão com sistema de cobrança desembarcada, ciclovias ao longo do percurso e calçadas acessíveis, promovendo inclusão e mobilidade para todos os usuários.

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Recursos para desapropriações

A Prefeitura de São Paulo tem avançado com as ações necessárias para a viabilização do corredor. Em fevereiro de 2025, foram liberados R$ 971.943 para as primeiras etapas de desapropriação das áreas que serão utilizadas na implantação do projeto.

Já nesta semana, a Procuradoria Geral do Município autorizou a emissão de notas de empenho no valor de R$ 2.686.661,70. Esses recursos serão usados para complementar ou realizar os depósitos das ofertas relacionadas à imissão de posse de imóveis essenciais à execução da obra. As autorizações foram publicadas em diferentes edições do Diário Oficial da Cidade de São Paulo (DOCSP) entre fevereiro e abril.

Obras previstas para este ano

As obras do BRT Aricanduva estão previstas para começar ainda em 2025. O projeto integra o plano de metas da atual gestão municipal, que também contempla o início das obras do primeiro trecho do BRT Radial Leste. A previsão é que ambos os corredores fiquem prontos até 2028, ampliando a oferta de transporte público rápido e de qualidade na capital.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
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