Diretor do Metrô fala sobre finalização das obras da Linha 17

Foto: Metrô de São Paulo

Diretor do Metrô fala sobre avanço das obras da Linha 17-Ouro

Em entrevista à Rádio Bandeirantes, o diretor de Engenharia e Planejamento do Metrô de São Paulo, Roberto Torres, comentou sobre o andamento das obras da Linha 17-Ouro, sistema de monotrilho que está em fase avançada de construção.

A linha deve ligar a estação Morumbi, na Marginal Pinheiros — com conexão com a Linha 9-Esmeralda da CPTM — até dois extremos: a estação Washington Luiz (antiga estação Jardim Aeroporto) e o Aeroporto de Congonhas, passando também pela estação Campo Belo, que fará conexão com a Linha 5-Lilás.

Foto: Metrô de São Paulo

Segundo Torres, a previsão é que as obras civis sejam concluídas até o final de 2025. Algumas estações já ultrapassaram 80% de conclusão e começam a receber equipamentos como as portas de plataforma.

Além disso, a primeira composição do monotrilho já está em fase de testes, inclusive conectada à rede elétrica. A expectativa, segundo o diretor, é que as oito estações da linha estejam operacionais até o final do primeiro semestre de 2026.

Nos primeiros meses de operação, como é praxe em novas linhas metroferroviárias, a operação deve ocorrer em horários reduzidos para testes operacionais e ajustes finais.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus