Curitiba libera pets nos ônibus

Ricardo Yto

O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, sancionou neste domingo (30/3) a nova lei que autoriza o transporte de cães e gatos de pequeno porte nos ônibus da capital paranaense. A proposta, apresentada pelo vereador Tico Kuzma (PSD), foi aprovada pela Câmara Municipal em março e entra em vigor dentro de 60 dias.

Segundo a nova regra, animais com até 12 quilos devem ser transportados em caixas apropriadas, forradas com material absorvente. Já os bichinhos de até 5 quilos poderão ser levados em bolsas, mochilas ou sacolas. O transporte será permitido fora dos horários de pico — das 9h às 16h e após as 20h.

A sanção ocorreu durante o evento “Domingo no Centro”, promovido pela prefeitura como parte de um plano de revitalização do centro da cidade, na Rua Emiliano Perneta.

Estiveram presentes na assinatura da lei o vice-prefeito Paulo Martins, o vereador Tico Kuzma e o presidente da Urbs (empresa que gerencia o transporte coletivo), Ogeny Pedro Maia Neto.

Durante o evento, Pimentel também anunciou uma nova medida em desenvolvimento: famílias que adotarem animais por meio do Centro de Referência de Animais em Risco (Crar) terão prioridade no atendimento do Hospital Veterinário Municipal. A ideia partiu da vereadora Andressa Bianchessi, e os detalhes serão divulgados em breve, segundo o diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna, Edson Evaristo.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus