Conheça as alternativas de trajetos do futuro trem SP-São José

Túnel 27 da Variante do Parateí da Estrada de Ferro Central do Brasil, em Mogi das Cruzes. - Foto: Caco Bianchi

O projeto do Trem Intercidades (TIC) Eixo Leste, que prevê a ligação entre São Paulo e o Vale do Paraíba — tendo São José dos Campos como ponto final — é uma das apostas do poder público para a retomada dos trens de passageiros de média distância. A proposta envolve trens modernos, com tecnologia avançada e velocidades superiores a 100 km/h.

Eixos prioritários

Esse é o terceiro dos quatro eixos prioritários do programa. O primeiro deles, o Eixo Norte, que ligará a Barra Funda, na capital, até Campinas, já teve contrato assinado e deve iniciar as obras no próximo ano.

O segundo projeto, o Eixo Oeste, terá seu leilão ainda em 2025. Na sequência virá o TIC Leste, entre São Paulo e São José dos Campos, que teve seu cronograma revisado e postergado, mas deve ser implantado antes do Eixo Sul, que ligará São Paulo a Santos.

Caminhos possíveis para o TIC Leste

De acordo com informações da Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI), pelo menos dois trajetos estão sendo estudados, com quatro possíveis conexões à malha metroferroviária por meio das Linhas 11–Coral, 12–Safira e 13–Jade, que futuramente serão operadas pela Trivia Trens.

Renato Lobo | Via Trolebus

Na imagem divulgada pelo governo, dois traçados são avaliados:

  • Traçado superior (pontilhado): utiliza a antiga ferrovia da Central do Brasil, que liga São Paulo ao Rio de Janeiro, hoje usada por trens de carga.
  • Traçado inferior: parte de Mogi das Cruzes, segue por Jacareí até São José dos Campos, utilizando a chamada Variante do Parateí, também com circulação de cargas atualmente.
Fonte: SPI

Conexões com o trem metropolitano

A proposta avalia diferentes pontos de integração com os trens metropolitanos:

  • Linha 13–Jade, em Bonsucesso – Facilitaria a conexão de São José dos Campos com o Aeroporto de Guarulhos.
  • Linha 12–Safira, em Engenheiro Manoel Feio – Opção próxima à divisa entre Itaquaquecetuba e Guarulhos.
  • São Miguel Paulista – A partir de um novo eixo, que aparentemente seguiria paralelo à Rodovia Ayrton Senna até alcançar a ferrovia da Central do Brasil.
  • Mogi das Cruzes – Utilizando o traçado da Variante do Parateí.
Antiga Estação de Trem de Jacareí/SP • Ramal de São Paulo da Estrada de Ferro Central do Brasil • ao sul da Avenida Bernadino de Campos – Foto: Geogast

Estudos e prazos

Segundo o site da SPI, os estudos de viabilidade do projeto devem ser concluídos no quarto trimestre de 2026. A partir daí, serão definidos o traçado oficial, as estações e demais características, como a possibilidade de serviços intermetropolitanos para atender cidades ao longo do caminho.

A previsão é que o trajeto seja percorrido em cerca de 75 minutos, passando por quatro municípios e beneficiando aproximadamente 2,7 milhões de pessoas. A linha terá entre 80 km e 130 km de extensão, dependendo do traçado escolhido. O investimento estimado pelo Governo de São Paulo é de R$ 10 bilhões.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus