Estação Água Branca da Linha 6-Laranja já está mais de 75% concluída
As obras da futura Estação Água Branca, da Linha 6-Laranja de metrô, atingiram 75,36% de avanço, segundo informações do site oficial da Linha Uni, concessionária responsável pelo empreendimento. A nova parada será uma peça-chave no sistema metroviário da capital, ao facilitar a ligação de bairros da Zona Norte de São Paulo, como Brasilândia e Freguesia do Ó, com a ampla rede sobre trilhos da cidade, que já ultrapassa os 300 km de extensão.
Obras em ritmo acelerado
Imagens recentes divulgadas pela empresa mostram que a estação já conta com as plataformas estruturadas:

Além disso, um dos acessos está em fase de construção do edifício técnico, que dará suporte à operação da estação:

A Estação Água Branca faz parte do primeiro trecho da Linha 6, cuja entrega pode ocorrer já em 2026. Esta etapa inicial vai da estação Brasilândia até a região da Água Branca ou Perdizes, dependendo do avanço operacional.
A segunda fase da Linha 6 prevê a expansão até a estação São Joaquim, com conclusão estimada para 2027. Quando totalmente operacional, a linha deverá contar com 15 estações em 15 km de extensão, atendendo a mais de 600 mil passageiros diariamente.
Água Branca será o maior hub ferroviário de São Paulo
No mês passado, o Conselho do Programa de Parcerias em Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP) aprovou a ampliação da Estação Água Branca. O projeto, que prevê investimentos de R$ 1,3 bilhão, será executado pela TIC Trens, concessionária responsável pelo Trem Intercidades (TIC) Eixo Norte, que conectará São Paulo a Campinas.

A implantação ocorrerá em três fases:
- Integração entre as Linhas 6-Laranja e 7-Rubi, prevista para o segundo semestre de 2026;
- Conexão com as Linhas 8-Diamante, 9-Esmeralda e o próprio TIC Campinas;
- Estruturação para receber, no futuro, a extensão da Linha 3-Vermelha e o TIC Sorocaba.
Com isso, a Estação Água Branca caminha para se tornar o maior ponto de integração ferroviária da capital, concentrando conexões metroviárias, metropolitanas e regionais em um único local.