A parceria entre a húngara Ikarus e a chinesa Yutong apresentou a proposta mais competitiva na recente licitação promovida pelo Centro de Transporte de Budapeste (BKK) para a aquisição de até 160 trólebus, conforme apurado pela mídia húngara Magyarbusz.info. A licitação, iniciada no início de 2024, prevê a compra de veículos equipados com baterias, incluindo modelos solo e articulados, com financiamento esperado por meio de fundos da União Europeia. Contudo, os recursos ainda não foram assegurados, deixando incerto o cronograma de entrega dos veículos.
O resultado oficial da licitação é aguardado para os próximos um a dois meses. O BKK tem planos ambiciosos para expandir a rede de trólebus de Budapeste, visando dobrar os atuais 155 km de rotas até 2030.
Concorrência na Licitaçãoe
Inicialmente, quatro fabricantes demonstraram interesse: Ikarus-Yutong, Solaris, Škoda Group e Bozankaya. No entanto, a Škoda posteriormente retirou-se, deixando três concorrentes na fase final. A proposta da Ikarus-Yutong, submetida pela Electrobus Europe Zrt., destacou-se pelo preço competitivo, com trólebus solo oferecidos a €451.500 e modelos articulados a €649.500. É interessante notar que, embora a Ikarus não produza atualmente trólebus e os modelos da Yutong sejam predominantemente utilizados na China e América Latina, os veículos propostos para Budapeste baseiam-se nas plataformas de ônibus elétricos U12 e U18 da Yutong.
A segunda proposta mais competitiva veio da fabricante turca Bozankaya, que tem expandido sua presença na Europa Central. A empresa propôs os trólebus SNG T12 e SNG T18, já introduzidos em Timișoara e Praga. Embora a Bozankaya tenha apresentado os menores custos para peças de reposição, manutenção e treinamento, esses fatores tiveram menor peso no processo de avaliação. Seus preços unitários são significativamente mais altos que os da Ikarus-Yutong, com trólebus solo a €569.000 e versões articuladas a €729.000. Assim como a Ikarus-Yutong, a Bozankaya incluiu uma garantia estendida de 36 meses em sua proposta.
A Solaris, apesar de ser a fornecedora atual da frota de trólebus de Budapeste, ficou em terceiro lugar. A fabricante polonesa entregou 108 unidades do modelo Trollino à cidade nos últimos anos. Seus trólebus solo foram cotados a €799.000, enquanto as versões articuladas chegaram a €973.000.
Parceria Estratégica
A colaboração entre a Ikarus, com 130 anos de história na fabricação de ônibus, e a Yutong, maior fabricante mundial de ônibus com mais de 10% de participação no mercado global, visa combinar recursos e expertise para atender aos requisitos da licitação do BKK. Embora a Ikarus tenha produzido trólebus no passado, a parceria com a Yutong foi estratégica para cumprir as exigências atuais do projeto.
Expansão da Rede de Trólebus em Budapeste
O BKK planeja expandir significativamente a rede de trólebus da cidade, alinhando-se às metas de sustentabilidade e melhoria da mobilidade urbana. A aquisição desses novos veículos é um passo crucial para alcançar esses objetivos, proporcionando transporte público mais eficiente e ecológico para os cidadãos de Budapeste.