A concessão das Linhas 10-Turquesa e 14-Ônix da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) já despertou o interesse de investidores, segundo uma reportagem do Valor Econômico.
O plano do governo estadual é lançar a licitação ainda neste ano. Caso seja bem-sucedido, a última linha operada pela CPTM passará para a iniciativa privada.
De acordo com a publicação, um consórcio formado pela Comporte e pela chinesa CRRC demonstrou forte interesse no projeto. O grupo já assinou contrato para operar a Linha 7-Rubi e o Trem Intercidades – Eixo Norte, que ligará São Paulo a Campinas e deve entrar em operação em 2031.

Segundo o Valor Econômico, trata-se de uma concessão estratégica, pois envolve a compra de trens e material rodante, que é fabricado pela CRRC. A empresa chinesa pretende instalar uma fábrica no interior de São Paulo. Estima-se que a Linha 14-Ônix contará com cerca de 46 VLTs para atender o trecho entre Santo André e Guarulhos.
Eventual Retorno do Serviço 710
Caso o Grupo Comporte vença o leilão das Linhas 10 e 14, a implantação do sistema de sinalização ETCS na Linha 7 pode abrir caminho para a retomada do serviço 710, que integra as Linhas 7 e 10 da CPTM.
O atendimento 710 foi lançado em 2021, permitindo viagens diretas entre Jundiaí e Rio Grande da Serra sem a necessidade de troca de trens. Segundo a própria CPTM, o serviço beneficiou, inicialmente, cerca de 165 mil passageiros por dia.

Com a concessão da Linha 7, o atendimento deve ser desmembrado ainda neste ano, assim que a Linha 11-Coral passar a operar diariamente até a estação Palmeiras-Barra Funda. Será a mais nova crise que a CPTM e o governo estadual terão que lidar.
No entanto, caso o mesmo grupo assuma a concessão das Linhas 7 e 10, eventuais ajustes contratuais podem viabilizar a retomada do serviço 710. O próprio secretário de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini, já mencionou, em algumas ocasiões, a importância da interoperabilidade entre as linhas, considerando um sistema de sinalização unificado.