A Prefeitura de São Paulo pretende colocar o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em operação até 2029, segundo informações da Folha de S.Paulo.
A licitação para o projeto poderá ser realizada no primeiro trimestre de 2026, por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), que ficará responsável tanto pela implantação quanto pela operação do sistema.
As duas linhas, que ligarão o centro histórico de São Paulo à região da Rua José Paulino, têm um orçamento estimado em R$ 4 bilhões. Parte desse valor, aproximadamente R$ 1,3 bilhão, poderá ser financiada pelo governo federal por meio do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento).
A expectativa é que o VLT contribua para a retirada de cerca de 11 mil veículos por dia das ruas do centro, ao incentivar motoristas a optarem pelo transporte público. Na estação terminal da Linha Jequitibá, está prevista a construção de um estacionamento para quem chega ao centro utilizando transporte individual.

Trajeto
Linha Azul – Percurso Circular
A Linha Azul terá um trajeto circular, operando nos sentidos horário e anti-horário, com um total de 26 estações, sendo 13 em cada direção.
Trechos da Linha Azul
1️⃣ Viaduto Dona Paulina – Avenida Rangel Pestana
O trajeto tem início no Viaduto Dona Paulina, passando pela Praça da Sé, Praça João Mendes e seguindo até a Avenida Rangel Pestana.
2️⃣ Avenida Rangel Pestana – Museu Catavento
O percurso atravessa o Parque Dom Pedro II, cruza uma nova passagem sobre o Rio Tamanduateí e se conecta à Rua das Figueiras.
3️⃣ Museu Catavento – Mercadão
O VLT percorre a Avenida Mercúrio, passa em frente ao Mercado Municipal e cruza novamente o Rio Tamanduateí.
4️⃣ Mercadão – Vale do Anhangabaú
No sentido horário, o trajeto segue pela Rua Carlos de Souza Nazaré, passa sob o Viaduto Santa Ifigênia e chega ao Vale do Anhangabaú.
5️⃣ Vale do Anhangabaú – Praça da República
O percurso avança pela Avenida Ipiranga, contorna a Praça da República no sentido anti-horário e segue pela Avenida São João até o Largo do Paissandu.
6️⃣ Praça da República – Praça Roosevelt
Descendo pela Avenida Ipiranga, o VLT passa em frente ao Edifício Itália e ao Copan, chegando à Praça Roosevelt pela Avenida Consolação.
7️⃣ Praça Roosevelt – Câmara Municipal
O trajeto segue pela Avenida Consolação, passando pela Biblioteca Mário de Andrade, pelo Viaduto Nove de Julho e chegando à Câmara Municipal pela Rua Maria Paula.
8️⃣ Câmara Municipal – Viaduto Dona Paulina
O percurso retorna ao ponto inicial, fechando o circuito ao redor da Praça da Sé.

Linha Vermelha – Percurso Circular (6,26 km)
A Linha Vermelha também terá um trajeto circular, porém em via singela, com um total de 13 estações.
Trechos da Linha Vermelha
9️⃣ Paissandu – Estação da Luz
A linha parte do Largo do Paissandu, percorre a Avenida Cásper Líbero e chega à Estação da Luz.
🔟 Estação da Luz – Rua Prates
O trajeto atravessa o Viaduto General Couto de Magalhães, passando pelo Parque da Luz, e segue pela Rua Prates.
1️⃣1️⃣ Rua Prates – Vila Reencontro
O VLT continua até o Programa Vila Reencontro, onde será implantado um centro de operações e manutenção, com 27.000 m².
1️⃣2️⃣ Vila Reencontro – Rua José Paulino
A linha contorna a Rua Mamoré e segue pela Rua José Paulino, que terá trechos exclusivos para pedestres.
1️⃣3️⃣ Rua José Paulino – Sala São Paulo
O trajeto passa pela Rua Mauá, em frente à Sala São Paulo e à Praça Júlio Prestes.
1️⃣4️⃣ Sala São Paulo – Praça Princesa Isabel
O percurso segue pela Avenida Duque de Caxias até a Praça Princesa Isabel.
1️⃣5️⃣ Praça Princesa Isabel – Avenida São João
O VLT percorre a Avenida São João, nas proximidades do Largo do Arouche.
1️⃣6️⃣ Avenida São João – Paissandu
A linha retorna ao Largo do Paissandu, completando o circuito circular.