O vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth, em entrevista ao Flow News, descartou a concessão de linhas operadas pelo Metrô de São Paulo durante a gestão de Tarcísio de Freitas. A declaração vai na contramão do que ocorre com a CPTM, que terá todos os seus serviços transferidos para a iniciativa privada.
Segundo Ramuth, não haverá tempo hábil para a realização dos leilões. Ele também mencionou promessas de gestões anteriores, que previam a concessão de linhas em operação juntamente com novos ramais.
“Não, isso não será possível na nossa gestão… Mas já estamos estudando projetos de expansão nos quais conectamos uma linha já existente a uma nova que será construída”, afirmou o vice-governador.
As novas conexões mencionadas incluem a implantação das Linhas 19-Celeste, 20-Rosa e 22-Marrom do Metrô. O projeto, por meio de parceria público-privada (PPP), prevê a expansão, operação e manutenção desses ramais, além da análise de estratégias para participação do setor privado. O objetivo é ampliar a capacidade de atendimento do sistema metroviário da Região Metropolitana de São Paulo. Atualmente, o Metrô possui 101,1 km de linhas em operação e 35,8 km de extensões consideradas prioritárias.

Conjunto de linhas
Uma resolução da Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI) estabeleceu um novo modelo de concessões integradas, combinando linhas de metrô já em operação com novas expansões.
A medida define como os projetos e estudos contratados devem ser estruturados, incluindo a modalidade preliminar de concessão (se comum ou via parceria público-privada – PPP), a data de inclusão no Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP), a empresa responsável pela elaboração do projeto e o momento da contratação desse serviço.
Inicialmente, a Linha 16-Violeta fazia parte desse pacote, mas foi retirada após a Acciona manifestar interesse em viabilizar a linha de forma independente. Em seu lugar, foram incorporadas a Linha 22-Marrom e a Linha 15-Prata (monotrilho).
Novas concessões planejadas:
- Linha 1-Azul combinada com a Linha 20-Rosa (Santo André – Santa Marina)
- Linhas 2-Verde e 15-Prata junto com a Linha 22-Marrom (Sumaré – Cotia)
- Linha 3-Vermelha associada à Linha 19-Celeste (São Paulo – Guarulhos)
Apesar da declaração do vice-governador indicando que não haveria tempo hábil para os leilões na atual gestão, o site da Secretaria de Parcerias e Investimentos apresenta uma previsão mais otimista, apontando 2026 como o ano para a realização dos certames.