ViaMobilidade quer reduzir intervalo da Linha 8-Diamante

Renato Lobo

Os trens da Linha 8-Diamante, operados pela ViaMobilidade, devem ganhar mais agilidade nos atendimentos na estação Palmeiras-Barra Funda com a implantação de uma nova área de manobra a leste da estação.

A operadora realizou uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira para detalhar as intervenções, que receberam investimentos de cerca de R$ 40 milhões. O novo sistema, conhecido como “Y”, conta com uma via de aproximadamente 500 metros, permitindo que os trens cheguem a Barra Funda e realizem a manobra para retornar ao serviço em direção a Itapevi, sem a necessidade de seguir até Júlio Prestes. A mudança é estratégica, já que uma parte significativa dos passageiros embarca ou desembarca na estação que leva o nome do clube Palmeiras.

Renato Lobo

Redução no tempo de viagem

Com a nova via, a ViaMobilidade espera reduzir o tempo de percurso em até 4 minutos, especialmente nos atendimentos internos da Linha 8, como no trecho entre Barra Funda e Barueri. Essa estratégia, herdada da época da CPTM, permite menores tempos de espera nas plataformas em trechos de maior demanda.

“Hoje a gente pratica ali algo em torno de quatro minutos e meio, cinco minutos de intervalo em Barra Funda. A gente quer chegar próximo dos 4 minutos, o que nos permitiria oferecer mais lugares. Esse seria o limite dentro da infraestrutura existente. Mas todo ganho no intervalo traz um aumento considerável na capacidade.” — afirmou Alan Santana, Gerente de Manutenção de Via Permanente da ViaMobilidade.

A empresa também investiu recursos, conforme determina o contrato de concessão, em uma nova frota de trens. O ViaTrolebus acompanhou a entrega da última unidade:

YouTube video

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus