Na semana passada, a Secretaria de Parcerias e Investimentos anunciou a desapropriação de dois terrenos para a futura Linha 20-Rosa do Metrô. As áreas são destinadas ao futuro Pátio Santa Marina e à futura Estação Abraão de Morais, totalizando 366,6 mil m², que foram declarados de utilidade pública.
Nos últimos dias, o Metrô de São Paulo divulgou, por meio de sua página de transparência, a localização exata do Pátio Santa Marina. O local escolhido fica em um quarteirão nas esquinas da Avenida Hermano Marchetti e da Rua Santa Marina:

A área destinada ao pátio tem mais de 255 mil metros quadrados e deverá abrigar parte dos 50 trens previstos para operar na Linha 20-Rosa, que terá 31,1 quilômetros de extensão e 24 estações, ligando a região ao município de Santo André.
Ainda não está definido qual dos pátios será o principal do ponto de vista da manutenção, já que está prevista a construção de um segundo pátio na região de Santo André. O grau de importância de cada um pode ser determinado pelo ponto de partida da construção da linha.
Membros do governo estadual mencionam a possibilidade de iniciar as obras pelo trecho de Santo André. Atualmente, o novo eixo metroviário está na fase de elaboração do projeto básico, com previsão de conclusão em 2026. Para viabilizar a obra, a atual gestão planeja conceder a Linha 20-Rosa junto com a Linha 1-Azul, permitindo que a concessionária responsável opere a linha mais antiga do sistema e construa a nova linha.