Veja como será a conexão entre as Linhas 5 e 17

Renato Lobo | Via Trolebus

Linha 17-Ouro: Conexão com a Malha Metroviária

Das oito estações que compõem a futura Linha 17-Ouro de monotrilho, a Campo Belo será a responsável por conectar o novo eixo de transporte à malha metroviária. Com quase sete quilômetros de extensão, a nova linha teve suas obras iniciadas antes da Copa do Mundo de 2014 e tem previsão de entrega para 2026. O ramal fará a ligação entre o Aeroporto de Congonhas e a estação Morumbi, da Linha 9-Esmeralda.

A estação Campo Belo permitirá a integração com a Linha 5-Lilás de metrô.

O Via Trolebus visitou a futura estação e traz imagens exclusivas do local.

Avanço das Obras

De acordo com dados do governo estadual, a estação está com 80% das obras concluídas, sendo uma das mais adiantadas da linha. Atualmente, os trabalhos estão concentrados na fase de acabamentos e instalação de sistemas, incluindo:

  • Equipamentos de baixa e média tensão
  • Portas de plataforma, que estão quase prontas e, em breve, poderão ser comissionadas
Vista da plataforma da estação Campo Belo da Linha 17 – Renato Lobo | Via Trolebus

Passarela de Conexão entre as Linhas

Um dos principais destaques da estação é a conexão entre a Linha 5-Lilás e a Linha 17-Ouro, que ocorre por meio de uma passarela de dois andares recém-instalada.

Parte de baixo da passarela de dois andares – Renato Lobo | Via Trolebus

Características da Passarela

  • Comprimento: 29,5 metros
  • Largura: 10 metros
  • Altura interna: 10 metros
  • Peso: 220 toneladas

Funções da Passarela

  • Andar superior: Permite a integração gratuita entre as Linhas 17-Ouro e 5-Lilás
  • Andar inferior: Facilita a travessia da Avenida Jornalista Roberto Marinho e possibilita a entrada de novos passageiros na estação
Parte de cima da passarela, destinada a conexão entre as linhas 5 e 17 – Renato Lobo | Via Trolebus

O Caminho entre a Linha 5 e a Linha 17

Na estação da Linha 5-Lilás, há duas passagens que, no momento, estão fechadas por tapumes indicando a futura conexão.

  • Uma passagem está localizada no andar dos bloqueios
  • A outra fica no andar inferior
Prédio que abriga conexão entre as linhas 5-Lilás e 17-Ouro – Renato Lobo | Via Trolebus
Tapume que divide as estações da linha 5 e 17 – Renato Lobo | Via Trolebus

Essas passagens darão acesso a um túnel que levará até um edifício anexo à estação do monotrilho.

Já na passarela, a área superior conta com dois lances de escada, que levam a um mezanino intermediário entre a área dos bloqueios e a plataforma da Linha 17-Ouro.

Veja o vídeo completo em nosso canal:

YouTube video

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus