Chegada do equipamento ao pátio da Lapa
A TIC Trens, concessionária que assumirá a operação, manutenção e modernização da Linha 7-Rubi, recebeu uma esmerilhadora de 48 rebolos para reforçar a conservação da ferrovia. O equipamento chegou na madrugada desta sexta-feira (8) ao pátio da Lapa, que será o principal centro de manutenção da empresa quando a concessão for iniciada. Antes de entrar em operação, o veículo passará por reformas e será adaptado à nova identidade visual da concessionária, com previsão de início das operações comerciais da linha em 26 de novembro de 2025.
Função da esmerilhadora e características técnicas
A esmerilhadora é um equipamento ferroviário essencial para a manutenção dos trilhos, garantindo a regularização da superfície de rolamento e removendo imperfeições que possam comprometer o desempenho dos trens. O modelo recebido pela TIC Trens se destaca por possuir 48 rebolos, um número acima do convencional, distribuídos em um comboio de até 82 metros de comprimento. Cada um dos carros de esmerilhamento contém 24 rebolos e pesa cerca de 83,9 toneladas.
Reformas e treinamento da equipe
O equipamento passará por uma série de ajustes técnicos antes de entrar em operação, além de receber a identidade visual da TIC Trens, nas cores azul, laranja e vermelho escuro. Para garantir sua utilização eficiente, a equipe de manutenção da concessionária será capacitada por meio de treinamentos especializados.
Uso na Linha 7-Rubi e no Trem Intercidades
Além de ser utilizada na manutenção da Linha 7-Rubi, a esmerilhadora também será fundamental para a conservação do trecho onde circularão o Trem Intercidades (TIC) e o Trem Intermetropolitano (TIM). A TIC Trens é a responsável pela implantação e operação desses serviços, que visam ampliar a oferta de transporte ferroviário de passageiros no estado de São Paulo.