Na semana passada, a tuneladora da Linha 2-Verde do Metrô, conhecida como Cora Coralina, chegou à futura Estação Orfanato.
Agora, imagens compartilhadas pelo canal Duffy View mostram que o equipamento já emergiu no poço a céu aberto. O tatuzão será deslocado até o outro lado da estação e, após passar por manutenções de rotina, retomará a escavação em direção ao Poço Falchi Gianini, última etapa desta fase do trabalho.
Ao atingir o Poço Falchi Gianini, localizado próximo à Estação Vila Prudente, a tuneladora terá percorrido 4,5 km no total, sendo 3,7 km de túneis escavados e 800 metros correspondentes às estações e poços ao longo do trajeto. A região entre o Poço e o túnel operacional da Vila Prudente já está escavado.
O vídeo completo:

Após essa etapa, o equipamento será desmontado e reinstalado na Penha, de onde retomará a escavação até o Complexo Rapadura, ponto de partida da máquina em 2023.
Estação Orfanato
Projetada para atender cerca de 13,3 mil passageiros por dia, a estação está sendo construída no cruzamento das ruas do Orfanato e Doutor Sanarelli. Atualmente, a obra registra 59% de conclusão total (incluindo infraestrutura e sistemas), com a parte civil já alcançando 84% de avanço.
Outro ponto de avanço captado pelo canal é a cobertura de um dos acessos, que evoluiu desde que o ViaTrolebus mostrou o andamento das obras no mês passado:

Orfanato será a primeira estação do novo trecho após Vila Prudente e contará com dois acessos, 24 escadas rolantes e sete elevadores para facilitar a circulação pelos sete níveis internos, distribuídos em uma profundidade de 51 metros.
A previsão de entrega do trecho entre a Vila Prudente e a Vila Formosa é em 2027 e entre Vila Formosa e Penha em 2028.