O Governo Estadual divulgou os prazos para a conclusão da construção da Linha 19-Celeste do Metrô, um novo eixo metroviário que conectará o centro de São Paulo à cidade de Guarulhos. Segundo comunicado da administração estadual, o prazo estimado para a finalização da linha é de até 75 meses.
De acordo com a nota, a meta é assinar os contratos e iniciar os projetos executivos até o fim deste ano, permitindo o começo das obras civis em 2026. Caso esse cronograma seja seguido, as obras civis podem ser concluídas em até seis anos e dois meses, o que significa que as estações estariam prontas em 2032.
Após a conclusão das obras civis, será necessário realizar testes nos 31 trens e nos sistemas para garantir o pleno funcionamento da linha. O contrato também incluirá a implantação dos sistemas de baixa tensão e auxiliares, que abrangem painéis elétricos, escadas rolantes, elevadores, ventilação, detecção de incêndio, iluminação, sistemas de bombas, entre outros.

Três tatuzões
Durante o anúncio da contratação do projeto básico da Linha 20-Rosa do Metrô (que ligará Santo André a Santa Marina), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, declarou que, no próximo ano, até sete tuneladoras poderão estar em operação na capital e na Região Metropolitana.
“No ano que vem, teremos sete tuneladoras em operação. Haverá uma na extensão da Linha 6, uma na Linha 16, duas na Linha 2 e três na Linha 19”, destacou o governador.
Na Linha 19, cada uma das três tuneladoras será responsável pela escavação de um lote de obras, cobrindo cerca de cinco estações cada, considerando que o traçado completo contará com 15 estações.
Caminhos das tuneladoras
De acordo com o edital de licitação das obras, duas máquinas embocam na Estação Jardim Julieta, uma escavando cerca de 5,7 Km, no sentido Estação Bosque Maia para ser retirada no VSE 1-José Calixto Machado (Lote 1), e outra escavando em direção à Estação Vila Maria, escavando cerca de 5,2 km, sendo retirada na própria estação Vila Maria (Lote 2).
Uma terceira máquina foi prevista para embocar na Estação Vila Maria, escavando cerca de 5,5 km, no sentido Anhangabaú para ser retirada na VSE18-Bixiga (Lote 3).

Estações previstas: Bosque Maia, Guarulhos-Centro, Vila Augusta, Dutra (integração com a Linha 2-Verde), Itapegica (cinco primeiras em Guarulhos), Jardim Julieta, Vila Sabrina, Cerejeiras, Santo Eduardo, Vila Maria, Catumbi, Silva Teles, Cerealista, São Bento (integração com a Linha 1-Azul) e Anhangabaú (integração com a Linha 3-Vermelha).