O plano de concessão de linhas do Metrô de São Paulo continua em discussão pelo governo estadual. Embora o vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth, tenha descartado, em entrevista ao Flow News, a concessão de linhas operadas pelo Metrô durante a gestão de Tarcísio de Freitas, a Secretaria de Parcerias e Investimentos segue avançando com o processo de transferência da operação para a iniciativa privada em pelo menos uma das linhas: a mais antiga do sistema.
Em entrevista ao Valor Econômico, o secretário da pasta, Rafael Benini, antecipou os prazos da consulta pública para um conjunto de linhas. Trata-se da concessão da Linha 1-Azul do Metrô, que será combinada com a futura Linha 20-Rosa. Segundo o secretário, a expectativa é lançar a consulta pública desse empreendimento em setembro deste ano. “Este é um projeto mais complexo, com investimentos superiores a R$ 20 bilhões”, afirmou Benini.

A Linha 20-Rosa terá mais de 30 km de extensão, ligando Santo André a São Paulo. O trajeto passará por São Bernardo do Campo, Cursino, Saúde (onde cruzará a Linha 1-Azul), Moema, Itaim Bibi, Vila Madalena e Lapa, chegando até a estação Santa Marina.
O novo eixo metroviário está na fase de elaboração do projeto básico, com conclusão prevista para 2026. Paralelamente, a Secretaria de Parcerias e Investimentos decretou, nesta semana, dois terrenos como de utilidade pública: um para a construção da futura estação Abraão de Morais e outro para o Pátio Santa Marina.
Conexões com outras linhas metroferroviárias:
- Santa Marina: com a Linha 6-Laranja;
- Lapa: com as Linhas 7-Rubi e 8-Diamante;
- Cerro Corá: com a Linha 2-Verde do Metrô;
- Teodoro Sampaio: Linha 22-Marrom do Metrô;
- Fradique Coutinho: com a Linha 4-Amarela;
- Hélio Pelegrino: com a Linha 19-Celeste do Metrô
- Moema: com a Linha 5-Lilás
- Saúde: com a Linha 1-Azul do Metrô ▪
- Afonsina: conexão com o BRT ABC
- Santo André:: com a Linha 10-Turquesa da CPTM e com o corredor São Mateus / Jabaquara da EMTU.