As Linhas 10-Turquesa e 14-Ônix da CPTM devem ser concedidas à iniciativa privada, com o leilão previsto para ocorrer ainda este ano. O novo concessionário terá a responsabilidade de modernizar a Linha 10 e construir e operar a Linha 14.
Como parte das exigências do contrato, seis estações da Linha 10-Turquesa serão completamente reconstruídas:
📍 Juventus-Mooca
📍 Ipiranga
📍 Utinga
📍 Prefeito Saladino
📍 Ribeirão Pires
📍 Rio Grande da Serra
A reconstrução ocorrerá nos mesmos locais das estações atuais, com exceção de Juventus-Mooca, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, que serão deslocadas entre 85 e 180 metros de suas posições originais.

Nova estação Juventus-Mooca
A futura Juventus-Mooca será implantada com base em arquivos técnicos disponibilizados para consulta pública. Confira os detalhes:
Acessos e entornos
🔹 O acesso sul ficará próximo ao largo cercado por antigos galpões industriais, ao lado da Avenida Presidente Wilson, no mesmo local onde está o atual acesso sul da estação.
🔹 O acesso norte, localizado na Rua Monsenhor João Felipo, contará com uma passarela equipada com escadas fixas, elevadores e escadas rolantes, garantindo acessibilidade sobre a ferrovia.
Na imagem a seguir, nota-se que a via férrea será deslocada para o sul em uma curva:

Estrutura da estação
O saguão principal será instalado em um galpão tombado dentro da área ferroviária, que passará por restauração para ser incorporado ao projeto. Nele estarão localizados:
✅ Bloqueios e bilheterias
✅ Totens de validação
✅ Sanitários públicos e operacionais
✅ Espaço para empreendimentos comerciais
Além disso, a estação contará com um bicicletário com aproximadamente 140 vagas.
O passageiro acessará a plataforma por meio de:
📍 Escadas fixas e rolantes
📍 Elevadores
📍 Mezanino de transição
Sinalização e sistemas operacionais
O novo concessionário será responsável pela instalação de toda a sinalização da estação, garantindo a correta identificação dos equipamentos. Além disso, deverá implantar os seguintes sistemas essenciais:
🔸 Combate a incêndio e rotas de fuga, seguindo normas do Corpo de Bombeiros
🔸 Captação de águas pluviais e ventilação de salas técnicas
🔸 Sistemas elétricos, hidráulicos e de telefonia
🔸 Bilhetagem e bloqueios
🔸 Iluminação e proteção contra descargas atmosféricas
🔸 Grupo Gerador Diesel (GGD) e no-break
O projeto deverá seguir todas as diretrizes operacionais e de segurança estabelecidas para garantir as licenças necessárias junto aos órgãos reguladores.