O quarto novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de São Paulo chegou ao Pátio Oratório na madrugada desta quinta-feira (27), após ser transportado do Porto de Santos em uma operação logística especial.
Essa composição faz parte do lote de 19 trens adquiridos para aumentar a capacidade da linha, que atualmente atende cerca de 140 mil passageiros por dia.

O deslocamento foi realizado por meio de carretas especiais, que seguiram pelas rodovias Anchieta e Imigrantes até a capital paulista. No Pátio Oratório, os vagões serão içados e montados na via elevada com o auxílio de um sistema mecânico, processo que deve levar aproximadamente 20 dias.
Produzidos na China pela joint-venture PATS (formada pela Alstom e CRRC), os novos trens são equipados com o sistema UTO (Unattended Train Operation), tecnologia de operação automática semelhante à utilizada na Linha 4-Amarela, garantindo mais eficiência e segurança. Além disso, contam com câmeras de monitoramento, iluminação LED e um sistema inteligente de gestão energética, proporcionando mais conforto e segurança aos usuários.
De acordo com o Metrô, a entrega das 19 composições será concluída até 2026, acompanhando a expansão da Linha 15-Prata até as futuras estações Ipiranga, Boa Esperança e Jacu Pêssego.