O Governo do Estado deve lançar, em breve, a licitação para a construção da Linha 14-Ônix da CPTM, um VLT que conectará Guarulhos a Santo André, atravessando a zona leste de São Paulo.
A nova linha será concedida em conjunto com a Linha 10-Turquesa, e a futura operadora ficará responsável tanto pela construção quanto pela operação do novo corredor de transporte por um período de 10 anos, conforme previsto pela administração estadual.
O Via Trolebus vem publicando uma série de artigos detalhando o traçado da Linha 14-Ônix e suas futuras estações.

Estações da Linha 14, abordadas em artigos no ViaTrolebus:
- Estação Pimentas
- Estação Sacramento
- Estação São Miguel Paulista
- Estação Hospital Jardim Helena
- Estação Vila Jacuí
- Estação Imperador
- Estação Cidade AE Carvalho
- Estação Corinthians-Itaquera
- Estação Hospital Santa Marcelina
- Estação Parque do Carmo
- Estação Rio das Pedras
- Estação Jardim Itápolis
- Estação Sapopemba
- Estação Parque Oratório-Nevada
Estação Hospital da Mulher-Cidade dos Meninos
A Estação Hospital da Mulher-Cidade dos Meninos será construída no bairro Parque Novo Oratório, na cidade de Santo André, entre os cruzamentos da Avenida das Nações e Rua Estônia. O entorno da estação é predominantemente residencial, com edificações de baixa e média altura, além de áreas de comércio e uso misto. Entre os equipamentos urbanos próximos, destacam-se o Parque Municipal Cidade dos Meninos e o Hospital da Mulher – Fundação do ABC.
O projeto prevê uma estação elevada com dois acessos laterais, um a oeste e outro a leste, interligados por uma passarela que facilitará a conexão com a área urbana ao redor. A estrutura da estação será feita em concreto armado, com cobertura metálica para garantir durabilidade e eficiência funcional.

No mezanino, haverá um espaço de circulação não pago, conectado por passarela a um mezanino em área paga, onde estarão localizadas as plataformas laterais. Os mezaninos contarão com saguão, bloqueios, bilheteria, salas operacionais, salas técnicas e sanitários públicos acessíveis. Todas as salas operacionais serão equipadas com ar-condicionado, dimensionado de acordo com a ocupação prevista.
As plataformas de embarque terão 60 metros de comprimento e 6,15 metros de largura, seguindo a tipologia lateral. A acessibilidade será garantida por quatro módulos de circulação vertical (MCV), compostos por elevadores, escadas rolantes e escadas fixas.
Adequações no entorno da estação
O projeto prevê melhorias viárias no entorno, incluindo:
✅ Novos passeios públicos
✅ Rebaixamento de guias e demarcação de faixas de pedestres
✅ Implantação de baias para táxis
✅ Paraciclos para bicicletas
Os Módulos de Circulação Vertical serão projetados em estrutura metálica, com iluminação LED para maior segurança. Toda a estação seguirá as normas de acessibilidade NBR 16537:2018, NBR 9050:2020 e NBR 14021:2005.
O projeto de Comunicação Visual incluirá a identificação e sinalização de todos os equipamentos da estação, além de informações de acessibilidade. Também está prevista a requalificação das áreas de acesso, com paisagismo, integração ao transporte individual e vaga acessível.
Etapas de implantação da Linha 14-Ônix
A construção da linha será feita por fases, conforme o cronograma da concessão:
🔹 Trecho Hospital Jardim Helena – Rio das Pedras → Conclusão entre o 4º e o 7º ano da concessão.
🔹 Trecho Rio das Pedras – ABC (incluindo a Estação Hospital da Mulher-Cidade dos Meninos) → Conclusão entre o 7º e o 10º ano da concessão.
🔹 Trecho Hospital Jardim Helena – Bonsucesso → Conclusão entre o 8º e o 10º ano da concessão.
🔹 Trecho ABC – Jardim Irene → Investimento condicionado à viabilidade futura.