Nos últimos anos, o intenso fluxo de passageiros no túnel de ligação entre as estações Consolação e Paulista, que conectam as Linhas 2-Verde e 4-Amarela de metrô, ganhou o apelido de “Marcha dos Pinguins” por parte de dirigentes da companhia estatal.
Inaugurada em 2010, essa integração rapidamente mostrou sinais de saturação, pois a expansão da Linha 4-Amarela e sua conexão com outras linhas do metrô e da CPTM aumentaram significativamente a quantidade de usuários que utilizam o trecho diariamente.
Para aliviar a concentração de passageiros e tornar o deslocamento mais fluido, o Metrô anunciou a construção de um novo túnel entre as duas estações. Essa ligação complementar terá cerca de 90 metros de extensão. O contrato para a execução das obras civis e a implantação dos sistemas foi assinado em 29 de novembro de 2022 com o Consórcio Conexão Paulista/Consolação CTS.
Avanço das obras
De acordo com um comunicado da Telar Engenharia, uma das empresas responsáveis pelo projeto, as obras avançaram para a etapa de concretagem do poço de 31 metros de profundidade, essencial para a escavação do túnel. Após sua conclusão, a nova passagem permitirá que 48 mil passageiros por hora utilizem a conexão de maneira mais rápida e confortável.
Marco Botter, CEO da Telar Engenharia, destacou os desafios técnicos da construção, explicando que o túnel passará sob as fundações de quatro prédios na Avenida Paulista e na Rua da Consolação, além de atravessar por baixo dos trilhos da Linha 2-Verde do Metrô.
Redução no tempo de deslocamento
Atualmente, o túnel existente tem capacidade para atender 30 mil passageiros por hora. Mesmo contando com esteiras de transporte, o trajeto leva, em média, oito minutos e 20 segundos. Com a nova conexão, a expectativa é que esse tempo seja reduzido pela metade, caindo para cerca de quatro minutos e 40 segundos.

Nos últimos meses, a Telar concluiu a construção do poço de acesso, que tem 31,5 metros de profundidade, e finalizou a estrutura em concreto armado. Além disso, os tratamentos geotécnicos nas frentes Norte e Sul do túnel estão em estágio avançado, restando apenas a complementação da instrumentação necessária para monitoramento do solo e das estruturas ao redor durante a escavação, processo que será finalizado ao longo de fevereiro. Para garantir a segurança da obra e minimizar impactos na região, foram aplicados métodos avançados de engenharia, como escavações sequenciais reforçadas com concreto projetado e outros elementos estruturais.
O novo túnel tem previsão de entrega em 2026.