Conexão entre Guarulhos e Santo André
A futura Linha 14-Ônix está projetada para conectar Guarulhos a Santo André, atravessando bairros da Zona Leste de São Paulo, como São Miguel Paulista, Itaquera e Sapopemba. De acordo com os documentos da consulta pública, a frota total será composta por 46 Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs), incluindo cinco unidades de contingência destinadas ao trecho 4, que abrange o percurso entre as estações ABC e Jardim Irene.
A nova linha deve ser concedida junto com a 10-Turquesa da CPTM, e sua operação pode ser iniciada a partir da década que vem.

Pátios de manutenção e estacionamento
Para acomodar os trens durante os períodos sem operação e garantir a manutenção do material rodante, a concessionária responsável deverá construir diversos pátios. De maneira preliminar, o planejamento prevê:
- 1 pátio principal para manutenção e estacionamento;
- 1 pátio auxiliar para estacionamento de trens;
- 2 estacionamentos operacionais com capacidade para quatro ou mais trens;
- 4 áreas de estacionamento para dois trens ao longo da linha, visando otimizar a operação.
A escolha dos locais para os pátios levará em consideração estudos operacionais e a viabilidade de implantação da linha. Os estacionamentos operacionais deverão ser incorporados à estrutura da via permanente para evitar a necessidade de desapropriações adicionais.

Estações da Linha 14, abordadas em artigos no ViaTrolebus:
- Estação Pimentas
- Estação Sacramento
- Estação São Miguel Paulista
- Estação Hospital Jardim Helena
- Estação Vila Jacuí
- Estação Imperador
- Estação Cidade AE Carvalho
- Estação Corinthians-Itaquera
- Estação Hospital Santa Marcelina
- Estação Parque do Carmo
- Estação Rio das Pedras
- Estação Jardim Itápolis
- Estação Sapopemba
Pátio em Guarulhos – Bonsucesso
A construção de um pátio em Guarulhos é considerada uma premissa operacional essencial para a Linha 14-Ônix. O espaço previsto em Bonsucesso apresenta as seguintes características:
- Área estimada: 210.000 m²;
- Função: Pátio auxiliar para estacionamento, limpeza e outros serviços (pode operar como pátio principal caso a implantação em São Miguel Paulista não seja viável);
- Localização: Trecho 1;
- Etapa de implantação: Segunda ou terceira fase;
- Necessidade de desapropriação: Sim.
Localização:
Pátio em Jardim Helena
Embora esteja localizado a uma distância maior da estação São Miguel Paulista – considerada o ponto final da primeira fase do projeto –, a área em Jardim Helena foi escolhida devido à baixa viabilidade da implantação do pátio originalmente planejado para São Miguel Paulista. Suas características incluem:
- Área estimada: 220.000 m²;
- Função: Pátio principal para manutenção, estacionamento, limpeza e Centro de Controle Operacional (CCO);
- Localização: Trecho 1;
- Etapa de implantação: Primeira fase;
- Necessidade de desapropriação: Sim.
Localização:
Pátio em Santo André – ABC
No ABC, está prevista a implantação de um pátio auxiliar ou estacionamento para os trens da Linha 14-Ônix, com as seguintes características:
- Área estimada: 110.000 m²;
- Função: Pátio auxiliar para estacionamento, limpeza e serviços operacionais;
- Localização: Trecho 3;
- Etapa de implantação: Segunda ou terceira fase;
- Necessidade de desapropriação: Sim.
Localicação:
Pátio em Jardim Irene
O planejamento da Linha 14-Ônix também prevê a construção de um pátio auxiliar em Jardim Irene, que servirá para estacionamento e limpeza dos trens. Suas características são:
- Área estimada: 30.000 m²;
- Função: Pátio auxiliar para estacionamento e limpeza;
- Localização: Trecho 4;
- Etapa de implantação: Quarta fase;
- Necessidade de desapropriação: Não especificado.
Localização:
Os pátios serão construídos de acordo com o avanço na implantação da Linha. Por exemplo, o primeiro a sair do papel será o Jardim Helena, e na sequência, o ABC, e depois o Bonsucesso e por último o Jardim Irene.