Jardim Alzira Franco em Santo André vai ganhar estação da Linha 14-Ônix

Reprodução: Google Mapas

A futura Linha 14-Ônix, projetada para operar com Veículos Leves sobre Trilhos (VLT), conectará Guarulhos a Santo André, atravessando a zona leste de São Paulo. A construção será realizada pela iniciativa privada e fará parte do mesmo leilão da Linha 10-Turquesa da CPTM, ou seja, o operador vencedor será responsável pela gestão de ambas as linhas.

O edital e o leilão do chamado lote ABC-Guarulhos estão programados para ocorrer ainda este ano.

Divulgação: Governo de SP

Estações da Linha 14, abordadas em artigos no ViaTrolebus:

Estação Jardim Sorocaba

Uma das paradas da Linha 14-Ônix será a Estação Jardim Sorocaba, situada no bairro Jardim Alzira Franco, em Santo André, entre a Avenida Ayrton Senna da Silva e a Rua Jacarepaguá. Fica próximo aos bairros Jardim Rina, Parque João Ramalho e Parque Erasmo Assunção.

A região ao redor da estação é predominantemente residencial, com edificações de médio e baixo porte, além de áreas comerciais e de uso misto. Entre os equipamentos públicos próximos estão a Creche Jardim Rina, a EMEIEF Augusto Boal e a EMEI Prof. Sandra Cristina.

Localização da Estação:

Ao lado da estação será construído o Pátio ABC, uma ampla área destinada à manutenção e suporte operacional da linha. A linha 14 poderá ter até quatro pátios.

Estação subterrânea

O projeto prevê uma estação subterrânea com um acesso central, garantindo conectividade e acessibilidade às áreas urbanas vizinhas. A estrutura contará com um mezanino dividido entre área paga e não paga, interligado por passarelas, além de duas plataformas laterais. A construção será realizada pelo método Vala a Céu Aberto (VCA), utilizando concreto armado e materiais metálicos.

Fonte: SPI

Os mezaninos abrigarão o saguão, bilheterias, bloqueios, salas operacionais, salas técnicas e banheiros públicos acessíveis. Todas as salas operacionais contarão com ar-condicionado adequado à ocupação prevista. As plataformas de embarque terão 60 metros de extensão e 6,15 metros de largura.

A acessibilidade será garantida por três módulos de circulação vertical, equipados com elevadores, escadas rolantes e escadas fixas. Além disso, serão feitas adequações viárias no entorno, como a construção de calçadas, rebaixamento de guias, implantação de faixas de pedestres, baias para táxis e bicicletários. Os módulos de circulação vertical terão estrutura metálica e iluminação LED.

Etapas de Implantação da Linha 14-Ônix

A construção da linha será dividida em fases, conforme o cronograma da concessão:

🔹 Trecho Hospital Jardim Helena – Rio das Pedras → Conclusão prevista entre o 4º e o 7º ano da concessão.
🔹 Trecho Rio das Pedras – ABC (incluindo a Estação Jardim Sorocaba) → Conclusão entre o 7º e o 10º ano da concessão.
🔹 Trecho Hospital Jardim Helena – Bonsucesso → Conclusão entre o 8º e o 10º ano da concessão.
🔹 Trecho ABC – Jardim Irene → Investimento condicionado à viabilidade futura.

Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
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