Uma nova ferrovia de carga, a EF-118, está prevista para conectar os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, com um traçado de 575 quilômetros entre os municípios de Nova Iguaçu (RJ) e Santa Leopoldina (ES). O projeto visa fortalecer a malha ferroviária do Sudeste e ampliar o acesso a importantes portos da região.
Parte dessa ferrovia, um trecho de 80 km entre Santa Leopoldina e Anchieta, será construído pela Vale como contrapartida pela renovação antecipada de suas concessões ferroviárias. Esse segmento será incorporado ao contrato da Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM).
Já o trecho de cerca de 170 km, entre Anchieta e o Porto do Açu, fará parte de uma nova concessão que está sendo estudada. Esse projeto poderá incluir ainda a construção de mais 325 km de ferrovia, ligando o Porto do Açu a Nova Iguaçu. Essa última etapa está condicionada à decisão do governo federal, podendo ser implementada por meio de reequilíbrio econômico-financeiro do contrato.
Leilão neste ano
O leilão da EF-118 está previsto para ocorrer até o final deste ano, e as obras devem começar em 2026. O cronograma foi apresentado pelo secretário nacional de Transporte Ferroviário do Ministério dos Transportes, Leonardo Ribeiro, durante o Seminário Infraestrutura e Logística, promovido pelo LIDE Espírito Santo.
“Os estudos da EF-118 já foram apresentados e também realizamos uma audiência pública. Agora estamos consolidando as contribuições recebidas. O próximo passo é enviar o projeto ao Tribunal de Contas da União (TCU) em abril. Após a análise do órgão, poderemos avançar com a publicação do edital”, explicou Ribeiro.