Governo desapropria áreas para linha de metrô entre SP e Guarulhos

Metrô de São Paulo

A Secretaria de Parcerias e Investimentos decretou a desapropriação de terrenos para a futura Linha 19-Celeste do Metrô, que ligará São Paulo a Guarulhos e teve recentemente sua licitação para obras lançada. As áreas passam dos 500 mil metros quadrados.

Os terrenos estão localizados nos bairros da Sé, Brás, Belém, Vila Guilherme, Vila Maria e Vila Medeiros, no município de São Paulo. As áreas serão destinadas à implantação das estações, ventilação e saídas de emergência da Linha 19-Celeste no trecho entre a Rua Carlos de Sousa Nazaré (Sé) e a Avenida João Simão de Castro (Vila Medeiros).

Segundo o governo, a meta é assinar os contratos e iniciar os projetos executivos até o fim deste ano, permitindo o início das obras civis em 2026. Após o início da construção, a previsão é que os trabalhos sejam concluídos em até 75 meses.

A Linha 19-Celeste conectará o Bosque Maia, em Guarulhos, ao Anhangabaú, na capital paulista. O contrato abrangerá a elaboração do projeto executivo e a realização das obras civis para a implantação de 17,6 km de vias, 15 estações e um pátio de manutenção na Vila Medeiros.

A nova linha contará com 31 trens, projetados para transportar 630 mil passageiros por dia. A viagem poderá ter uma redução de tempo de até uma hora, além de oferecer conexões com três linhas do Metrô (1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha) e a possibilidade de futuras integrações com linhas de trem.

Estações da Linha 19-Celeste:

  • Guarulhos: Bosque Maia, Guarulhos-Centro, Vila Augusta, Dutra (conexão com a Linha 2-Verde), Itapegica
  • São Paulo: Jardim Julieta, Vila Sabrina, Cerejeiras, Santo Eduardo, Vila Maria, Catumbi, Silva Teles, Cerealista, São Bento (conexão com a Linha 1-Azul) e Anhangabaú (conexão com a Linha 3-Vermelha).
Paulistano, profissional de Marketing Digital, técnico em Transportes, Ciclista, apaixonado pelo tema da Mobilidade, é o criador do Portal Via Trolebus.
Via Trolebus