O Governo de São Paulo confirmou a extensão da Linha 3-Vermelha até a futura Estação Água Branca e anunciou que o novo hub ferroviário será implantado de forma gradual.
O Conselho do Programa de Parcerias em Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP), sob coordenação da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), aprovou a ampliação da Estação Água Branca. Com um investimento de R$ 1,3 bilhão, as obras ficarão a cargo da concessionária TIC Trens, responsável pelo Trem Intercidades (TIC) Eixo Norte, que ligará São Paulo a Campinas.

Etapas de implantação
A primeira fase contemplará a integração entre a Linha 6-Laranja e a Linha 7-Rubi, prevista para o segundo semestre de 2026. Em seguida, na segunda fase, ocorrerá a conexão com as Linhas 8-Diamante, 9-Esmeralda e o TIC Campinas. Por fim, na terceira fase, a estrutura será preparada para receber a extensão da Linha 3-Vermelha e o TIC Sorocaba.
Para as duas fases finais, o governo estadual ainda não divulgou um prazo para a entrega. O leilão do TIC Sorocaba pode ocorrer neste ano, com assinatura do contrato para o ano que vem.