ViaMobilidade recebe última composição da série 8900 e conclui entrega de novos trens
Nesta quinta-feira, a ViaMobilidade recebeu a última das 36 novas composições fabricadas pela Alstom, completando a entrega dos trens da série 8900. Esses trens são chamados internamente de “Alphas”, nome derivado da linguagem de radiocomunicação utilizada para se referir à frota A.
Além dos novos trens, a concessionária opera com outros 19 trens da série 7000, herdados da CPTM e denominados frota C, ou “Charlie”. Com isso, a ViaMobilidade agora dispõe de 55 composições para atender as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda.

Redução de intervalos e novos serviços
A ViaMobilidade tem planos para reduzir os intervalos entre trens e implementar novos serviços. Com a adoção do sistema de controle ETCS, a expectativa é que os trens circulem com intervalos próximos a três minutos.
Além disso, a concessionária estuda mudanças na configuração da Linha 9-Esmeralda, que atualmente liga Varginha a Osasco. Entre as possibilidades avaliadas, estão a extensão da linha até Barueri e a criação de um novo serviço que leve os trens em direção a estação Palmeiras-Barra Funda.
Monitoramento da demanda
Apesar dos projetos que prometem maior frequência e novas conexões, ainda não há uma definição sobre a aquisição de mais trens. Durante a entrega da composição A36, o gerente-executivo da concessionária, Hamilton Trindade, afirmou que a empresa monitora a demanda para avaliar uma possível compra.
“É um monitoramento constante da demanda. Dizer que não haverá mais aquisições seria como escrever em pedra, o que não é verdade. Mas também seria prematuro afirmar que vamos comprar novos trens neste momento. A decisão será tomada conforme a necessidade.”

A possibilidade de compra de novas composições já havia sido mencionada em 2023. Em entrevista a veículos especializados em transporte, incluindo o ViaTrolebus, o presidente da Divisão de Mobilidade da CCR, Marcio Hannas, destacou que a empresa avaliava a aquisição de trens adicionais para as linhas 8 e 9.
Na época, rumores chegaram a circular nas redes sociais sobre uma suposta compra já confirmada. No entanto, Hannas esclareceu que, caso a empresa optasse por adquirir mais trens, a fábrica da Alstom em Taubaté poderia ser aproveitada para a produção.
“Seria muito importante aproveitar que a fábrica já está montada e encaixar novos trens ao final da atual produção. Mas, até o momento, não há nenhuma decisão tomada, pois nossas análises ainda não indicaram a necessidade de ampliar a frota além dos 36 trens já adquiridos.” – declarou Hannas na ocasião.